Quanto tempo depois da histeroscopia cirúrgica posso ter relação?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Quanto tempo depois da histeroscopia cirúrgica posso ter relação? De modo geral, é recomendada abstinência sexual por 14 dias. O ideal é seguir as orientações da sua ginecologista após o procedimento.

O sangramento após a histeroscopia deve durar apenas alguns dias. Algumas pacientes também relatam a presença de cólicas após o procedimento. Senso assim, são prescritas medicações para aliviar possíveis dores.

Qual o tempo de repouso depois da retirada do pólipo? Não existe nenhum tempo de repouso. Nada impede da paciente sair de uma cirurgia de pólipo que ela fez de manhã e a noite ir para uma festa familiar.

Cuidados Pós operatórios
As pacientes costumam ir de alta no mesmo dia da cirurgia, com prescrição de analgésicos comuns e anti inflamatórios. Nos primeiros dez dias seguintes ao procedimento, pode haver sangramento vaginal e/ou cólicas. A atividade física normal pode ser retomada em média após 1 a 7 dias.

Na histeroscopia cirúrgica, a perfuração uterina é a complicação mais frequente, mesmo sendo rara. Nesses casos, além de interromper o procedimento, mantém-se o paciente em observação, por conta do risco de hemorragia ou de lesão de outros órgãos.

Após a cirurgia, é normal a manifestação de alguns sintomas durante os primeiros dias, entre eles sangramento leve e cólicas abdominais. Em raros casos, pode ocorrer infecção, inerente ao risco de ser um procedimento invasivo.

Riscos da Histeroscopia
O risco mais comum da Histeroscopia é que durante o procedimento ocorram pequenas perfurações, algo que normalmente cicatriza de forma espontânea, mas devem ser analisadas para o caso de necessidade de reparação cirúrgica.

Podem ocorrer outras complicações. Por isto, a cirurgia tem valores variáveis. A histeroscopia diagnóstica é mais simples e portanto, com custo menor. Na região Norte, por exemplo, ela pode ser feita por preço médio de R$300 e em SP pode chegar a R$ 1000 reais.

A histeroscopia cirúrgica requer anestesia que pode ser geral ou raquianestesia para evitar desconfortos.

Algumas pacientes, no entanto, mesmo após o tratamento da causa da infertilidade por meio da histeroscopia cirúrgica, continuam apresentando dificuldade para engravidar. Nesses casos, o casal pode buscar um especialista para avaliar a possibilidade de recorrer a técnicas de reprodução assistida.

O ciclo menstrual pode ser alterado após a Histeroscopia Cirúrgica? Sim, dependendo do procedimento que foi realizado. Quando a indicação da histeroscopia é a ablação endometrial, a maior parte das mulheres não menstruam após o procedimento. No caso de correção de sinequias, o fluxo uterino pode voltar ao normal.

No período seguinte à retirada dos pólipos, é comum que as paredes do intestino fiquem mais sensíveis. Nos dias que precedem a cirurgia, é importante seguir uma alimentação leve, à base de alimentos grelhados e cozidos.

O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno. Neste caso, o médico precisa verificar o histórico do paciente e estabelecer quando será necessário fazer outro exame”, esclarece o médico.

Além das dificuldades reprodutivas, o pólipo endometrial também pode desencadear sintomas dolorosos, derivados das alterações inflamatórias da doença, que causam sofrimento e prejudicam o cotidiano da mulher.

Na lista de alimentos que devem ser evitados estão fast-food, biscoitos de chocolate, refrigerantes, frituras e carnes gordas. Isso porque esses alimentos interferem de forma intensa no processo de cicatrização porque afetam o sistema imunológico.

Trata-se de um procedimento rápido, que dura cerca de 10 a 15 minutos quando realizado em clínica especializada em endoscopia ginecológica.

Além disso, o álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o inchaço do corpo e o risco de sangramentos nos locais das incisões cirúrgicas. Em geral, o prazo para o consumo seguro, pelo menos quanto ao pós-cirúrgico, é de 10 a 30 dias, variando bastante de acordo com o tamanho da cirurgia.

A histeroscopia cirúrgica, que abordaremos aqui, trata-se de um procedimento cirúrgico, com objetivo de realizar o tratamento de anomalias já diagnosticadas. Além disso, os instrumentos cirúrgicos utilizados possuem um diâmetro maior, fazendo com que a dilatação do colo uterino antes do procedimento seja necessária.

A histeroscopia cirúrgica é um procedimento cirúrgico (operação) que serve para tratamento de algumas patologias (doenças) benignas da cavidade uterina (interior do útero). Esta cirurgia é realizada sem ser necessária uma incisão cirúrgica (cicatriz).