Quanto tempo depois da cesárea pode varrer o chão?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

O Que Não Pode Comer no Resguardo de Cesárea
De 4 a 6 horas após a cesária ela já começa a ingerir alimentos mais leves, como sopa. Depois, durante os dias de resguardo, não há restrições alimentares além dos produtos industrializados. Às vezes, não são recomendados frutos do mar pois há um maior risco de alergia.

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica. Em seguida, é estimulada a andar, para contribuir na recuperação e evitar o acúmulo de gases. A puérpera que recebeu anestesia poderá se alimentar depois de 4 horas ou conforme indicação médica.

No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.

A mulher, durante os oito dias, não sai de casa e não pode cozinhar. O homem não pode sair na floresta e não pode fazer esforços físicos e nem ter relação sexual com outra mulher.

Cerca de 20 dias depois da cesárea já é possível fazer atividade física leve, como caminhada, desde que seja liberado pelo médico.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

Período de uso
No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto. E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

O consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos, biscoitos recheados e fast food são contraindicados nessa fase. Isso porque eles são ricos em conservantes químicos, gorduras trans, sódio e açúcar, que dificultam os processos de cicatrização e que favorecem o ganho de peso.

Como são dados muitos pontos de dentro para fora, a dor pode permanecer por até duas semanas, sendo mais intensa nos cinco primeiros dias após o parto. A mulher deve manter repouso de ao menos 15 dias e ficar atenta à higienização do local, lavando a região diariamente, tomando o cuidado de não molhar o curativo.

Para uma cicatrização cesariana rápida e tranquila, alguns cuidados se fazem necessários. Em primeiro lugar, as orientações do seu médico devem ser seguidas à risca. Durante 15 dias, é recomendado que a nova mamãe permaneça em repouso e não faça esforços.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Na gravidez, a mudança do corpo é radical e necessita de um tempo para que ele volte ao estado anterior. Principalmente o útero, pois ele aumenta muito além do seu tamanho original e isso pede um tempo mínimo de recuperação de aproximadamente 40 dias.