Quanto tempo depois da anestesia geral pode comer?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Estas orientações irão variar dependendo do tipo de cirurgia a fazer, por exemplo, procedimentos envolvendo os intestinos geralmente requerem que um paciente não coma durante pelo menos 12 horas, assegurando que o sistema digestivo está vazio.

Depende muito do caso! Em média, após 24 horas da cirurgia, os efeitos terminam, já que os agentes das medicações acabam sendo eliminados pelo organismo. Apenas em alguns casos mais raros a náusea e o vômito podem surgir e perdurar, necessitando da atenção do especialista.

Seguir cuidadosamente as recomendações do seu médico, tomando todas as medicações indicadas após a cirurgia, é fundamental. Mas é sempre importante lembrar de que manter ao máximo possível bons hábitos alimentares, evitar o sedentarismo, o consumo de álcool e o tabagismo ajudam no quadro geral do paciente.

Anestesia geral reduz os reflexos que impedem que o suco gástrico regurgitado alcance os pulmões Como pode ser perigoso, as pessoas são aconselhadas a não comer ou beber a partir da meia-noite antes de uma cirurgia.

Sob o efeito de uma anestesia geral, você ficará dormindo; já numa anestesia regional você poderá ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência do caso.

Quanto tempo a abster-se
Estas orientações irão variar dependendo do tipo de cirurgia a fazer, por exemplo, procedimentos envolvendo os intestinos geralmente requerem que um paciente não coma durante pelo menos 12 horas, assegurando que o sistema digestivo está vazio.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

Contras da Raqui
Sabe por quê? Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo.

Ao urinar, as pessoas devem esperar para esvaziar completamente sua bexiga. Se as pessoas não conseguirem urinar ou estiverem retendo uma grande quantidade de urina, um membro da equipe do hospital pode inserir um tubo flexível (cateter) por meio da uretra e na bexiga para drenar a urina.

Quais são alguns dos riscos da anestesia geral?

  • Náusea e vômito;
  • Calafrios;
  • Confusão por alguns dias;
  • Dor de garganta causada por causa do tubo respiratório.

Reação adversa a sedação
Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

Náusea e vômito no pós operatório (NVPO) Efeitos colaterais de procedimentos cirúrgicos são frequentes durante o pós-operatório. Dores, náuseas e vômitos são comuns. Embora exista grande preocupação com prevenção de dor, vômitos no pós-operatório ocorrem em aproximadamente 30% dos pacientes.

É muito importante fazer esta alimentação leve e tomar água. Não se deve ficar muito tempo de jejum, pois isso aumenta o risco de complicação no pós-operatório.

Fazer uma compressa morna: isso ajuda a ativar a circulação do sangue e, assim, a anestesia tende a durar menos.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.