Quanto tempo demorou para José ser governador?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

O reinado de d. José (1750-1777) foi marcado pela predominância política do ministro Sebastião José de Carvalho e Melo (1759), mais conhecido como marquês de Pombal (1770).

O capítulo desta segunda-feira (18) de Gênesis deu início à grande volta por cima de José (Juliano Laham). Após ser falsamente acusado de tentativa de estupro, preso e humilhado, o hebreu ajudou o faraó Sheshi (Fernando Pavão) e foi recompensado com o cargo de governador de todo o Egito.

José esperou 13 anos para Deus cumprir o seu sonho, mas quando chegou o tempo determinado, ele dormiu como presidiário e na manhã seguinte acordou e foi levantado ao cargo de governador de todo o Egito.

O Leão de Judá. - José esperou 22 anos para ver se cumprir... | Facebook.

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

Gênesis 41
43 Também o fez subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritando: "Abram caminho!" Assim José foi posto no comando de toda a terra do Egito. 44 Disse ainda o faraó a José: "Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito".

Em um dos episódios bíblicos do "Gênesis", José, filho preferido de Jacó, é vendido por seus irmãos para mercadores por 20 moedas.

E lá, ele ficou por pelo menos dois anos. A Bíblia não mostra o quanto José questionou a Deus a respeito de tudo o que estava dando errado em sua vida. Mas, pode ter questionado! Independente disso, José permaneceu fiel e confiante em Deus, e Deus o fez prosperar dentro daquela prisão.

dez anos

26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

Maaibre Sheshi I

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Ele não os invejou, nem se vitimizou. Ele não aceitou crescer como vítima. À medida que #Gênesis for contando a história de José, repare como ele não muda, mesmo diante de tanta humilhação, perseguição, rejeição, abandono, traição, preconceito e decepção. Eis aí o caráter de Deus e porque José foi escolhido.

Em Gênesis, Jacó vira escravo de Labão para se casar com Raquel: 'Sete anos'

Sabemos apenas que ele ficou na prisão por mais dois anos após o copeiro de Faraó ter sido libertado. A Bíblia diz que José foi vendido por seus irmãos quando tinha dezessete anos; e que se tornou governador do Egito aos trinta anos. Então num período de treze anos, José serviu na casa de Potifar e depois foi preso.

Quantos anos tinha José quando foi vendido como escravo pelos seus irmãos? Gênesis 37 conta que,quando esse episódio aconteceu, José tinha dezessete anos.

Por que José não foi reconhecido pelos irmãos? (Gênesis 42:7–8, 23; vinte e dois anos haviam transcorrido desde a última vez que tinham visto José. Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro.