Quanto tempo demora uma cirurgia de fimose pelo SUS?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos. O procedimento é feito com anestesia local e o paciente não precisa de nenhum cuidado específico prévio.

Por esse motivo, os cuidados com a higiene e repouso total são essenciais nas primeiras semanas após o procedimento. Estima-se que, entre 10 a 15 dias, o paciente já não sinta boa parte dos desconfortos que surgem naturalmente devido à cirurgia.

Em geral, uma postectomia custa em torno de R$ 3 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, dependendo de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

“A cirurgia de fimose costuma ser realizada em crianças acima dos 5 / 6 anos de idade, que já estão crescidinhas, já aplicaram pomada e, , continuam com a fimose. As cirurgias em crianças mais novas, e até mesmo em bebês, são raras.

Cirurgia de fimose com sedação, anestesia geral ou regional
Como o pequeno paciente fica imóvel e desacordado, é mais fácil, tranquilo e seguro para o procedimento, evitando a ansiedade com a situação. Geralmente é associado a um bloqueio da região peniana, após o paciente já estar dormindo.

Prejudicar a ejaculação
A fimose, entendida como algo externo e localizado na extremidade do pênis, não tem influência direta sobre a próstata (que produz o líquido seminal) nem sobre os testículos, que produzem os espermatozoides. Portanto, por esse ponto de vista, ela não tem a capacidade de tornar o homem infértil.

A fimose pode atrapalhar por dificultar a higiene peniana e aumentar o ricos de infecções. Quando se chega a vida adulta e inicia-se a vida sexual, a fimose também causa pequenos desconfortos e lesões no pênis.

Possíveis riscos da postectomia
Infecção. Estreitamento do meato uretral. Retirada excessiva ou insuficiente do prepúcio e assimetria prepucial, com possível necessidade de uma nova cirurgia.

Geralmente mantenho curativo compressivo nas primeiras 48 horas, recomendando, após as 48 horas, a troca de curativo 1x/dia durante 5 dias durante o banho . Portanto, oriento 1 banho por dia, evitando molhar curativo nas primeiras 48 horas.

O tempo de recuperação da cirurgia de fimose varia de criança para criança. Mas de forma geral, a recuperação desse procedimento tem uma duração previsível de 10 a 30 dias. Neste período vai ser recomendado pelo uropediatra repouso, não molhar o curativo e fazer compressas frias na região.

Por outro lado, quando a fimose não é cuidada adequadamente, há risco de complicações, como dor durante o sexo, infecção urinária e maior propensão a contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida.

Curativo: o curativo inicial do dia do procedimento tem a função de diminuir o sangramento da ferida, mantenha-o por 24 a 48 horas e sua retirada se torna menos difícil sob água corrente (chuveiro morno). Caso caia antes de 24 – 48 hs, faça outro, porém simples apenas com pomada, gaze e micropore.

Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica. O hábito antigo de forçar um descolamento não está indicado e deve ser evitado.

A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

A fimose, geralmente, é uma condição indolor. No entanto, ela pode dificultar a higiene e provocar alguns sintomas como vermelhidão e inchaço, facilitando infecções locais e infecções urinárias. Um prepúcio muito apertado também pode provocar incômodos durante a micção e relação sexual.

Na aderência, a pele do prepúcio fica “colada” à glande, o que também impede a retração. Porém, assim como ocorre com a fimose, geralmente essa aderência cede naturalmente com o passar dos anos. No acompanhamento com pediatra, o especialista irá orientar caso seja necessário tratar.

Pomadas para fimose:
A pomada se chama Postec mas sempre deve ser prescrita pelo médico pediatra indicada para ajudar a reduzir a fimose infantil em meninos.

Exercícios ou massagens para abrir o prepúcio devem ser evitados, pois além de causar dor, podem provocar sangramentos e formação de cicatrizes, que podem piorar a fimose e dificultar seu tratamento.