Quanto tempo demora pro dinheiro sair do FGTS e cair na conta?

Perguntado por: mconceicao3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando o trabalhador já tiver conta bancária de qualquer instituição financeira cadastrada no app FGTS, o dinheiro entrará de forma automática na sua conta bancária em até 5 dias úteis.

O depósito em dinheiro feito pelo envelope cai no mesmo dia se for feito até 16h (D + 0) ou no dia útil seguinte se for feito depois do fechamento da agência (D + 1); O depósito em cheque feito no guichê de atendimento da agência leva até 3 dias úteis após o dia do depósito para cair (D + 3);

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco.

O que significa “O valor já saiu do seu FGTS: aguarde o crédito na sua conta bancária”? Algumas pessoas estão recebendo essa mensagem ao fazer a consulta do FGTS. Isso acontece quando o valor já foi autorizado e no dia seguinte da data informada, o saldo estará na conta corrente indicada.

Pode verificar através do extrato do FGTS que pode ser consultado no aplicativo do fundo de garantia. Mas você também pode ir pessoalmente à uma agência da Caixa.

O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.

Quem libera a chave do FGTS? A Caixa Econômica Federal é a responsável por liberar a chave do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, assim que a empresa faz a solicitação. Ou seja, o trabalhador não precisa se preocupar em fazer algo para gerar a chave de liberação do FGTS.

Caixa Econômica Federal
Na hora de contratar, o cliente deve autorizar a Caixa a consultar informações do seu FGTS. Depois, pode solicitar a antecipação por meio do Internet Banking ou aplicativo, com assinatura eletrônica, sendo que o dinheiro cai na conta no dia seguinte.

A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque. Ao acessar o Aplicativo do FGTS, basta indicar uma conta da Caixa ou em outra instituição bancária para receber os valores, que serão depositadas em conta após 5 dias úteis.

Em quanto tempo a antecipação do FGTS pelo Itaú cai em conta? Após aderir ao empréstimo do Fundo de Garantia o valor cai na conta em até 24 horas.

Se o FGTS ainda não caiu na conta, pode ser que o cadastro esteja incompleto ou que o pagamento tenha sido suspenso pelo banco. Então, é importante acompanhar o calendário atualizado e também prestar atenção nos dados preenchidos.

O passo a passo é muito simples:

  1. Acesse sua conta Caixa Tem;
  2. Na página inicial clique em “Mostrar Saldo”, no topo da tela;
  3. Confira os valores. Se quiser mais detalhes, vá em “Extrato” para ver a movimentação da conta.

Se os dados estiverem corretos e ainda assim o valor não cair na conta dentro do prazo, você deve ir até a agência da Caixa mais próxima, ou entrar em contato com a Caixa pelos telefones: 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas; 0800-1040104, para demais regiões.

No caso de pagamento/liquidação da operação antes da data do vencimento, o saldo do FGTS utilizado como garantia será desbloqueado em até 7 dias úteis após a compensação do pagamento.

Quando aparece isso é porque o sistema da caixa liberou o pagamento e está disponível para o saque. Aparece zerado mesmo, mas o dinheiro está lá na conta, liberado para o funcionário sacar.

(Atualizada às 12h56) As agências da Caixa vão funcionar das 9h às 16h nos sábados subsequentes à data de liberação dos saldos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com horário estendido em duas horas nos cinco dias úteis seguintes à disponibilização dos recursos.

30 dias

Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão? Após o empregador informar a chave de resgate ao ex-funcionário, no momento da rescisão, o trabalhador terá 30 dias para realizar seu saque–rescisão.

Quem paga a multa de 40% do FGTS é a empresa, mas ela não paga diretamente ao trabalhador. É emitida uma guia perante a Caixa Econômica Federal e, ao pagar essa guia, o dinheiro vai para a mesma conta do FGTS, vinculada ao trabalhador.