Quanto tempo demora pro adubo fazer efeito?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

O adubo foliar serve para complementar a nutrição das plantas. Nesse caso, os fertilizantes são aplicados via foliar, ou seja, pulverizados sobre as folhas. Os adubos foliares fornecem macro e micronutrientes para as plantas. Afinal, assim como as raízes, as folhas têm a capacidade de absorver nutrientes.

Maiores dosagens de fertilizantes se tornam um limitante para o desenvolvimento da cultura. Em outras palavras, doses elevadas podem causar toxidez nas plantas. O excesso de determinado nutriente também pode levar à não absorção dos demais, causando sintomas de deficiência.

A frequência varia de acordo com a espécie cultivada, mas, de uma maneira geral, recomenda-se adubar a cada 30 dias. Importante: durante o crescimento, há mais carência de água e adubo.

Os fertilizantes inorgânicos fornecem nutrientes imediatamente, fazendo com que as plantas cresçam mais rápido. Os orgânicos demoram mais para serem liberados, mas deixam o solo mais saudável ao longo do tempo. Se o seu objetivo for fazer uma planta estabelecida crescer mais rapidamente, use o inorgânico.

Quando as chuvas são muito abundantes, o problema maior é a perda por lixiviação, especialmente de nitrogênio (qualquer adubo nitrogenado) e, algumas vezes, de potássio. Por isso, devemos parcelar as adubações, visando maior aproveito pela planta e menor perda por lixiviação.

As melhores condições para a aplicação de fertilizantes foliares são no início da manhã e no final da tarde, pois as condições são mais amenas. No período da tarde por exemplo, normalmente temos altas temperaturas, diminuindo a absorção, ocasionando o murchamento das folhas e consequentemente fechamento dos estômatos.

Porém, devido à sua rápida absorção, o efeito do adubo químico dura pouco requerendo uma adubação mais frequente, a cada 3-4 meses. Além disso, o uso excessivo do adubo químico pode causar desastres ambientais mudando a composição do solo que, ao contrário, pode torná-lo menos produtivo causando danos ao ecossistema.

No momento de plantio…
Se for plantar uma muda ou semente em um vaso ou direto no solo, abra uma pequena cova (equivalente ao dobro do tamanho necessário para a planta escolhida, tanto na altura quanto na largura) para misturar a terra do local ao composto.

Pode-se aplicar, por cova, de 10 a 20 litros de esterco de bovinos ou 5 a 10 litros de esterco de aves ou ainda 1 a 2 litros de torta de mamona. Juntamente com o adubo orgânico adicionar até 200 g de superfosfato simples, se houver recomendação de adubação fosfatada para o pomar.

Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas. Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também.

Desequilíbrio do pH do solo
A aplicação de fertilizantes sem critério também pode causar desequilíbrio do pH, aumentando a necessidade de fazer a correção com calcário e magnésio, o que pode ser inviável dependendo da fase de desenvolvimento da cultura, além de aumentar os custos para o produtor rural.

6 FORMAS DE REANIMAR UMA PLANTA QUE ESTÁ MORRENDO

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Isabella, a adubação nunca deve ser feita nas horas de sol quente por três motivos. Primeiro porque os sais do adubo podem causar queimaduras as folhas. Segundo porque a água acaba "cozinhando" as raízes, causando mais danos que benefícios à planta.