Quanto tempo demora pra crescer um pé de jambo?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Pronta para plantio.

Usualmente é colhido entre janeiro e março. O jambo-rosa é a espécie mais comercializada atualmente. Seu fruto é rosado a avermelhado fraco, com forma piriforme, mas de tamanho menor, com 4 a 5 cm de comprimento e diâmetro, com ápice achatado, polpa semelhante à do jambo-vermelho e produção na mesma época.

Onde Plantar: Parques, jardins, beira de rios e em áreas rurais. Solo de Plantio: Áreas úmidas. Porte da Árvore: De 10 a 15 metros. Utilidades: Frutíferas Comestíveis, Frutíferas para Pássaros, Para Sombra.

Num estudo realizado de janeiro de 1980 a dezembro de 1982 com árvores de cinco anos de idade, plantadas como ornamental em Manaus, AM, Brasil, constatou- se que a floração e a frutificação do jambeiro ocorreram duas vezes ao ano: em meado da estação chuvosa (março) e durante o período de estiagem (julho-agosto).

Jambos (Psidium jambos)
O jambo pode ser cultivado em calçadas porém com alguma cautela, pois é uma planta de rápido crescimento.

O jambo também não precisa de tanta água, então cuidado com o excesso. Deixe o solo sempre úmido mas num exarcado. Além disso, coloque materiais grossos no vaso antes de por o solo para bonsai. Pode ser areia grossa de construção ou até mesmo pedras pequenas.

Coloque esterco ou húmus e um pouco de terra sem compactar. Em seguida, enterre a semente na cova a cerca de 10 cm de profundidade.

A raiz primária é longa e esbranquiçada. As raízes secundárias são curtas e filiformes. As sementes de maior tamanho são as mais vigorosas, não havendo diferença entre as de tamanho médio e pequeno.

Clima e solo: adapta-se em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas. É tolerante a solos pobres. Usos: é usado para consumo in natura e, por possuir floração abundante com flores delicadas, que cobrem toda a copa da árvore para depois caírem, pode ser usado como ornamental.

Essa plantinha possui propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais. É mais comum consumi-lo na forma de chá ou nas saladas.

Benefícios do jambo: faz bem para a imunidade
Mas além disso, outro benefício do jambo único é sua atividade antimicrobiana. O jambo contém substâncias como a acetona em suas folhas, que são capazes de eliminar os micróbios e proteger o corpo contra doenças e infecções.

Onde plantar:
Quanto ao ambiente adequado para o cultivo da Muda de Jambo Rosa, ela pode ser plantada em jardins, vasos ou canteiros.

O jambo é uma árvore muito conhecida por sua resistência. Dessa forma, logo no início de seu plantio não há necessidade de realizar adubação. Contudo, à medida que a árvore for crescendo e você perceber a necessidade de nutrientes, opte por adubos NPK.

O plantio da jambu é realizado por sementes ou ramos. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, transplantando quando as mudas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas. Isso leva cerca de um mês. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem.

moringa

A moringa é considerada a planta mais nutritiva do planeta, pois a árvore contém dentro de todas as suas partes vitaminas e sais minerais em certa quantidade nunca encontrão em outras plantas por outra forma frutas. São 90 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes.

Para quem tem diabetes, o jambo-vermelho pode trazer uma série de benefícios. A fruta, além de saborosa, ajuda bastante a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue - evitando, assim, possíveis problemas relacionados ao sistema circulatório.

goiaba

Goiabeira: entre as árvores frutíferas que crescem rápido a goiabeira é, sem dúvida, a espécie que tem a fruta com o aroma mais delicioso. A goiaba é muito popular em diversas regiões do país e o pé de goiaba pode atingir até 8 metros de altura.

Existem outras espécies de árvores frutíferas que crescem rapidamente, como ameixeira, amoreira e a caramboleira.

Além disso, é necessário impermeabilizá-lo e a terra deve ser mantida “soltinha”, nunca empedrada ou dura, uma cama de argila com pedrinhas podem contribuir para isso. Quanto a rega, ela deve ser feita em média 3 vezes por semana, mantendo o solo sempre úmido, não encharcado, para que não se torne lama.