Quanto tempo demora pra crescer o ipê branco?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quanto tempo o ipê leva para crescer? O ipê se desenvolve de acordo com as condições climáticas ideais para a espécie, mas seu crescimento e floração demoram em média quatro anos para acontecer.

Crescimento da planta: Árvore de crescimento lento, com altura entre 7 a 16 metros de altura, diâmetro do tronco varia entre 40-50 centímetros. Quando da frutos: Os frutos costumam amadurecer a partir do mês de Outubro.

Procure por vasos mais resistentes e profundos. O substrato deve ter uma boa quantidade de matéria orgânica, no caso pode ser utilizado o FORTH Condicionador de Floreiras puro ou misturado a outra terra. Tenha paciência, os ipês tendem a demorar para crescer.

Idade da planta
Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

Handroanthus albus (Tabebuia alba)
Essa espécie pode crescer até 30 m de altura.

Como germinar e o melhor local para plantar o ipê-branco
Assim como os outros ipês, se desenvolve bem em local ensolarado. É pouco exigente quanto à fertilidade da terra, mas não aprecia solo pesado, que acumule muita água.

E elas, sim, possuem tonalidade arroxeada-azulada. Por isso, quando algumas pessoas dizem que viram um ipê-roxo ou azul, na maioria das vezes estão se referindo aos jacarandás muito presentes em nossos caminhos.

Paulownia tomentosa

É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.

Como plantar ipê em vaso
A dica é apostar em um recipiente de, pelo menos, 50 litros, com espaço suficiente para a árvore de ipê se desenvolver. Também é importante fazer uma camada de drenagem no fundo do vaso com argila e/ou brita para evitar que as raízes fiquem úmidas demais e apodreçam após as regas.

5 dias

A florada do ipê-branco dura entre 3 e 5 dias
Infelizmente na família dos ipês (Bignoniaceae), o branco é o que tem o menor período de duração das flores: num estalo de dedos, acabou.

CLIMA: é um tipo de árvore que aprecia clima quente e úmido; LUZ: a muda de ipê branco deve ser cultivada sob o sol pleno; REGA: as regas devem ser diárias durante o primeiro ano de cultivo da muda de ipê branco. É importante manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

Depois da floração do ipê roxo, vem a dos ipês-amarelos, em seguida dos brancos, depois verdes e, por fim, do ipê-rosa. Para a professora Cristiane Vaz, os ipês são muito importantes, principalmente o ipê-amarelo, que floresce na época do seu aniversário.

Excesso ou falta de água, como também, variações das temperaturas (invernos mais ou menos rigorosos) bem como a adubação, são fatores que influenciam na floração principalmente do ipê.

Ou seja, pela ordem elas são as primeiras a florir, depois as flores amarelas e por último o ipê branco, considerado mais raro, assim como o bicolor e o ipê verde.

O Ipê-Preto (Zeyheria tuberculosa) também é conhecido como bolsa-de-pastor, camaruçu, bucho-de-boi, ipê-bóia, ipê-cabeludo, ipê-cumbuca, ipê-felúdo, ipê-una, velame-do-mato e saco-de-carneiro. É chamado de ipê, mas não faz parte do gênero Tabebuia. É uma espécie de planta da família Bignoniaceae.

“O ipê tem flores na cor branca, amarela, rosa, roxo, e temos inclusive o ipê verde, que tem uma flor esverdeada”, conta Lúcia.

A mais inspirada de todas as contribuições veio Vanderlice Insabral, de Dourados. A árvore fotografada por ela aparece deslumbrante, em um sítio na região do distrito de Picadinha. “Chamo esse ipê amarelo de sobrevivente porque ele se destaca, majestoso, no imenso descampado preparado para lavouras”, diz.