Quanto tempo demora para voltar a voz de quem foi entubado?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A rouquidão é um dos sintomas mais frequentes após a intubação de um paciente, mas costuma ser temporária, com duração de dois a três dias. Entretanto, há situações mais graves, que também podem gerar fraqueza na voz. “As pregas vocais ficam localizadas na laringe, por onde passa o tubo orotraqueal para a intubação.

É fundamental que o paciente faça repouso total por pelo menos 3 dias depois do procedimento. O repouso vocal deve ser de pelo menos 7 dias, e durante esse período o ideal é não falar, ou falar pouco, evitando a emissão de qualquer som, inclusive tossir e espirrar.

O tempo médio entre a internação na UTI e a entubação foi de 0,00+1,90.

Para alguns pacientes que passaram semanas e até meses intubados, é indicada a fonoterapia para a adequação da qualidade vocal.

A maioria relata insuficiência respiratória, dificuldade para dormir e cansaço ao realizar atividades cotidianas. Visando esses pacientes, alguns hospitais particulares em São Paulo oferecem tratamentos especializados para amenizar as sequelas causadas pela doença.

Complicações da entubação traqueal
Qualquer tubo translaríngeo causa algum grau de lesão às pregas vocais; às vezes, ocorrem ulceração, isquemia e paralisia prolongada das pregas vocais. Estenose subglótica pode ocorrer depois (habitualmente, 3 a 4 semanas). Erosão da traqueia é incomum.

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

Retirar durante pelo menos uma hora por dia a sedação do paciente que está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) reduz os casos de infecção e pneumonia. Consequentemente, a técnica – chamada de despertar diário – é capaz de diminuir tanto o tempo de internação do doente quanto o risco de morte.

De acordo com as especialistas, se a voz não apresentar melhora depois de três dias, é importante procurar um especialista.

A voz esofágica é uma opção para que o paciente possa voltar a se comunicar, com a proximidade da voz natural, sem aparelhos, manutenção e utilização das mãos e melhor custo-benefício.

Realizar uma cirurgia para mudar a própria voz pode trazer uma série de benefícios para diversas pessoas. A tireoplastia é capaz de causar mudanças extremamente positivas na qualidade de vida e na autoestima dos pacientes.” – Dr.

Portanto, há casos em que o paciente pode escutar, sim, as vozes dos familiares. A grande questão é saber se o paciente entende o que lhe dizem. Em casos de sedação ou coma superficial é bem provável que o paciente seja capaz de compreender algumas coisas e reconhecer a voz da família.

A ocorrência de extubação não planejada aumentou o risco de reintubação, insuficiência respiratória aguda e eventos cardiovasculares, mas não aumentou ou risco de óbito após extubação e infecção.

Passada a operação vêm a observação e o processo de extubação (retirada do tubo de oxigênio da traqueia), o qual ele vai passar paulatinamente, o que provoca essa agitação dele”, disse o médico.