Quanto tempo demora para voltar a enxergar depois de dilatar a pupila?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os efeitos do exame costumam durar mais em crianças, podendo permanecer a visão turva e sensível à luz por 12 a 24 horas. Já em adultos, o intervalo para a visão voltar ao normal é de quatro a oito horas, mas lembrando que o tempo pode variar.

Beba um café ou tome descongestionantes. Os estimulantes que funcionam com seu organismo podem fazer com que os músculos da íris dilatem as pupilas. Os estimulantes incluem a cafeína, efedrina, pseudoefedrina e fenilefrina.

Por esse motivo, é importante que o paciente esteja com um acompanhante no dia. Afinal, com a pupila dilatada, a visão pode ficar embaçada, afetando a realização de certas atividades, como dirigir ou utilizar transporte público.

Dilatar a pupila (parte preta do olho) pode causar alguns incômodos, como ardor no momento da instilação e, após o exame, a pessoa tem dificuldade para enxergar de perto, além de fotofobia (sensibilidade à luz). Os efeitos podem durar de duas a seis horas.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Após a dilatação da pupila é normal que o paciente sinta um certo desconforto. A visão pode ficar embaçada e os olhos ficam mais sensíveis à luz. Para amenizar essa situação, o paciente pode utilizar óculos escuros, isso irá ajudar a reduzir o desconforto ocular.

O uso prolongado do colírio corticoide, sem indicação e o devido acompanhamento do oftalmologista pode ocasionar uma opacidade do cristalino e a visão fica embaçada. Dependendo da quantidade e do tempo de corticoide que a pessoa usou, essa lesão não regride mais.

Deve-se comprimir o saco lacrimal por 1 ou 2 minutos, após a aplicação do colírio, para reduzir ou evitar a absorção sistêmica da droga. A duração do tratamento deve ser estabelecida pelo seu médico. Feche bem o frasco depois de usar.

A pupila dilatada normalmente não é grave, não necessitando de tratamento. Geralmente a pupila dilatada volta ao normal em pouco tempo, mas no caso da dilatação da pupila para a realização de exames oftalmológicos pode demorar algumas horas para normalizar.

O efeito dos colírios pode demorar até 8 horas para passar completamente e pode dar um pouco de sonolência principalmente em crianças menores. Por isso, ideal é não marcar compromissos importantes para o mesmo dia do exame.

É permitido dirigir após dilatar a pupila? A dilatação normalmente não afeta sua visão à distância, a menos que você tenha hipermetropia e não use óculos para corrigir sua visão.

É permitido dirigir após dilatar a pupila? A dilatação normalmente não afeta sua visão à distância, a menos que você tenha hipermetropia e não use óculos para corrigir sua visão. Mas, como suas pupilas não conseguem controlar a quantidade de luz que entra em seus olhos, o brilho externo pode incomodá-lo.

Por que a pupila deve ser dilatada antes da realização de alguns exames oftalmológicos? O oftalmologista precisa dilatar a pupila para realizar o exame de 'fundo de olho', que avalia a retina, o nervo óptico e as artérias oculares. Sem a dilatação, não é possível visualizar a parte de trás do olho.

Em um consultório, o oftalmologista precisa observar as partes internas. Com o feixe de luz utilizado, a tendência é que a pupila diminua bastante seu diâmetro, dificultando o exame. Por isso, é importante deixá-la o mais aberta possível. Esse é o papel da dilatação.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.