Quanto tempo demora para um pé de pequi produzir?

Perguntado por: dmeireles9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A produção do Pequi inicia a partir do quarto ano após o plantio e ocorre de outubro a janeiro. O uso de mudas enxertadas permite antecipar a frutificação para o segundo ano. Após o plantio, reduzir o espaçamento e aumentar a densidade de plantas na área plantada.

Fazer uma adubação de cobertura, colocando 10 g da fórmula NPK 10-10- 10, por planta, 20, 40 e 60 dias após o plantio. Para o sucesso do cultivo do pequi recomenda-se fazer o coroamento anual das mudas e se necessário o controle de formigas.

Mas atenção: dá para plantar somente três sementes de pequi em cada vaso de 4 litros. Recomenda-se irrigar o pequizeiro duas a três vezes a cada dia porque se ele for muito exposto ao sol pode ser queimado. Entretanto, é importante não se esquecer de tomar cuidado para que não haja um excesso de umidade.

As folhas do pequiseiro, aproveitadas em chás, ajudam a limpar e a desintoxicar o fígado. In natura ou cozido, o pequi pode ser utilizado em qualquer tipo de preparo tanto doces como salgados.

Após o plantio, são recomendadas três adubações em cobertura com 25 g de sulfato de amônio e 10 g de cloreto de potássio por cova, a cada 40 dias até o final do período chuvoso.

Embaixo da polpa há uma camada de espinhos muito finos, por isso ao roer o pequi cozido, é preciso ter cuidado. Por baixo dos espinhos há uma amêndoa macia e muito saborosa. A época de produção dos frutos é de novembro a janeiro. A germinação do pequi pode demorar até um ano, mas menos da metade dos caroços germinam.

O pequizeiro apresenta um sistema de cruzamento complexo que apesar de ser considerada uma espécie autocompatível, a ação dos polinizadores desempenha papel importante na reprodução da espécie, aumentando em até quatro vezes a produção de flores e frutos (Gribel & Hay, 1993).

O pequi pertence à família Caryocaraceae e se destaca por ser o principal fruto do Cerrado. O Inventário Florestal Nacional – IFN encontrou três espécies de pequi no Cerrado: Caryocar brasiliense Cambess, Caryocar coriaceum Wittm. e Caryocar cuneatum Wittm.; além de duas subespécies: Caryocar brasiliense Cambess.

O pequizeiro necessita de um solo profundo e bem drenado para seu bom crescimento. Além disso, recomenda-se que o plantio seja feito no início do período de chuva.

Entre novembro e março, que é a época da frutificação, é comum sentir o aroma peculiar e forte do pequi pelas cozinhas do cerrado brasileiro; mas quem se delicia com esse fruto sabe que ele tem um perigo: os espinhos!

A melhor época para plantar o pequi é entre os meses de setembro e outubro, quando as temperaturas começam a ficar mais amenas.

Não existe nenhuma contraindicação ao consumo do pequi ao natural.

Usos do pequi
Serve também de alimento aos animais silvestres, como arara, cutia, tatu-peba e veados. Era comum a “espera” (caça) dos veados na época de floração do pequi.

Pé de pequi não pode ser cortado. Uma portaria do Ministério do Meio Ambiente proíbe o corte das árvores nativas.

O pequi é muito conhecido na culinária regional do Centro-Oeste, e para a medicina popular, tem um grande valor medicinal no tratamento de doenças bronco-respiratórias, além de ser considerado afrodisíaco e fortificante.

Não existem estudos que estimem uma quantidade recomendada de consumi pequi ao dia. Contudo, como ele é um alimento calórico ( 203 calorias em 100 g), deve ser ingerido com moderação.

Ela recomenda o consumo do pequi em qualquer tipo de preparo tanto doces como salgados. A nutricionista ainda indica as folhas de pequi, que ajudam a limpar e a desintoxicar o fígado.

Cuidados no cultivo de pequi
Durante o primeiro ano do pé de pequi no campo, faça o controle de plantas daninhas por meio de capinas manuais. A partir do segundo ano, você pode continuar com essa prática ou utilizar herbicidas em pós ou pré emergência.

O Pequi (Caryocar brasiliense) é uma espécie de planta endêmica e amplamente distribuída no Cerrado brasileiro. É polinizada por dois morcegos nectarívoros (Anoura geoffroyi e Glossophaga soricina) também com distribuições amplas por toda a região Neotropical.

A florada geralmente acontece de agosto a setembro, está antecipada.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a extração do pequi no Brasil em 2021 foi de mais de 74 mil toneladas, sendo Minas Gerais o estado responsável por mais da metade da produção nacional.