Quanto tempo demora para um pé de maracujá dar frutos?

Perguntado por: dmata . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce (6 meses).

O maracujazeiro pode ser plantado no período de agosto a março. Entretanto, nessas regiões, a maior eficiência econômica do pomar é obtida com o plantio realizado nos meses de janeiro a março (plantio de verão) ou em agosto/setembro (plantio de inverno).

O maracujazeiro tem longo período de safra. Dependendo das condições climáticas da região, pode-se obter duas ou mais safras de frutos por ano.

O maracujazeiro tem longo período de safra. O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Quando você planta nos meses mais próximos do verão, em apenas 4 meses a lavoura já começa a apresentar alguns frutos e um pé pode produzir até dois quilos de maracujá.

Devido a autoincompatibilidade do maracujá amarelo, se plantado sozinho, ele pode não produzir ou produzir poucos frutos. Por esse motivo, ele deve sofrer a polinização cruzada para frutificação (pólen de outro maracujazeiro). O principal agente polinizador do maracujá é a abelha mamangava.

Aumente a presença do inseto em pomares de maracujá com toras de madeira velha ou apodrecida.

O problema pode ser a falta de polinizador.

O roxo, como o próprio nome já denuncia, é mais escuro. E o doce, por outro lado, lembra um mamão papaia e tem a cor mais avermelhada. Maracujás azedos devem sempre estar bem amarelinhos e com a casca mais enrugada. Já os doces devem estar com a casca bem lisa e firme.

Recomenda-se a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.

As mudas sadias devem ser plantadas em covas previamente preparadas, adubadas e colocadas com o colo cerca de cinco centímetros acima do nível do solo, devendo-se fazer, a seguir, uma irrigação com 20 litros de água por planta.

A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando. “Desta forma, a planta podada entra em brotação”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso CPT Produção de Maracujá.

Após a colheita o fruto apresenta vida útil de apenas três a sete dias em condições de temperatura ambiente, enquanto que mantido em câmara fria, a vida pós-colheita pode atingir um período de três a cinco semanas.

Como o maracujá é uma fruta de climas tropicais, o ideal é escolher um lugar com luz do sol direta na maior parte do dia. Esta é uma planta que gosta de calor de no mínimo 20°C e preferencialmente acima de 25°C.

A título de curiosidade, as frutas que também costumam dar mais lucro são:

  • limão taiti;
  • maracujá;
  • manga;
  • goiaba;
  • mamão.

As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas. Passado esse período, as que não são polinizadas caem da planta. As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas.

A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.