Quanto tempo demora para um pé de atemoia dar frutos?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O crescimento é explicado pelo tempo que a planta leva para se desenvolver. É só depois de três anos de vida que os pés começam a dar os primeiros frutos. Quanto mais adulta for a lavoura, maior é a produtividade.

Um pé de atemoia pode atingir até cinco metros e, por isso, o cultivo um bom espaçamento entre as plantas.

Feita de semente, produz em aproximadamente 02 anos.
Nome científico: Annona squamosa. Nomes populares: Biribá, ata, pinha, araticum, fruta-da-condessa, ariticum e graviola-brava. Pode chegar a 8 metros de altura.

a gente tem a gente ela floresce e quando ela atingir esse tamanho aqui a gente vai estar no mês aí de Fevereiro ao de Março.

Plantação de atemóia
A atemóia gosta de clima úmido e quente (tropical) e precisa de muita água para se desenvolver bem. O solo deve ser profundo, adubado e com bastante matéria orgânica. O pH de acidez do solo deve estar entre 5,0 e 6,0.

Rica em fibras, atemoia ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado; Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos; Ajuda a reduzir a pressão arterial pela alta concentração de potássio em sua polpa.

no fundo do vaso antes de colocar a terra entre o vaso e até para não ficar escorrendo aquela água suja sujando aí o seu quintal da sua casa. não recomendo colocar a argila expandida no fundo nem caco de telha nem. nada se você quiser você pode misturar. um pouco de argila expandida.

E nada de jogar casca e semente fora, a atemoia pode ser toda aproveitada! Tanto a casca quanto as sementes são ricas em fibras e minerais.

Dependendo das condições de cultivo, a atemoia atinge entre 3 e 5 metros de altura e os frutos demoram de 4 a 6 meses para amadurecerem. Após a colheita dos frutos, faça uma adubação radicular com uso do NPK 10-10-10.

Variedades. São três variedades que estão bem aclimatadas no Brasil: Pink Mammoth, que tem uma fruta grande e perfumada, doce e com poucas sementes. Thompson, bem parecida, com um brix superior.

R$ 17,99/kg R$8,10 a unidade Aproximadamente 450g. Unid ou pack? Aproximadamente 350g. Aproximadamente 130g.

Produção de pinha pode ser feito durante quase todo o ano.

mutilatus

marginelus e C. mutilatus figuram como as espécies mais eficientes na polinização de pinha em diferentes regiões que cultivam essa frutífera a nível mundial. Devido a sua presença nas flores com seu corpo impregnado com pólen pode-se afirmar que C. mutilatus é polinizador da pinheira na região de Palmeira dos Índios.

A pinta preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa). O fungo pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.

Possui sabor doce e sementes soltas da polpa. Atemoia: O resultado do cruzamento entre a fruta-do-conde e a cherimoia deu um casamento perfeito, originando a atemoia.

Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia. O tamanho dessa fruta varia, e o sabor é mais adocicado.

As fibras encontradas na fruta ajudam no funcionamento intestinal, além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura, sendo ideal para quem tem diabetes ou colesterol elevado. A fruta deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está tentando controlar o peso.