Quanto tempo demora para subir à Torre de Pisa?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A viagem de trem de Roma Termini a Pisa S. Rossore leva entre 3h e 3h15 — e depois tem que voltar. É o tipo de passeio em que você fica mais tempo em trânsito (6 horas!) do que no destino.

Se o seu foco for conhecer Florença, capital da Toscana, fazer só um bate e volta para a cidade da torre torta ainda vale muito a pena. Agora, se você quiser conhecer um pouco além das opções mais óbvias do que fazer em Pisa, sugerimos de 2 à 3 dias na cidade.

É possível sim subir na Torre de Pisa. Você sente pouco da inclinação, mata a curiosidade e consegue ver a Torre de Pisa por dentro. Você só precisa enfrentar 300 degraus de uma escada em formato de espiral. Para subir é preciso comprar o ingresso com antecedência e comparecer no horário marcado.

A visita externa à torre é gratuita — mas se quiser (e comprar o ingresso com antecedência), você pode inclusive entrar e subir na Torre. Caso você tenha um dia inteiro livre, pode combinar Pisa com Lucca no mesmo passeio, voltando ao fim do dia a Florença.

A Torre de Pisa não cai porque o seu tipo de equilíbrio é estável. Com a inclinação, o seu centro de gravidade (região onde se concentra a maior parte do peso) ocupa uma posição mais alta na torre, o que gera um torque que impede a sua queda.

Cada andar tem em média 16 degraus e subir e descer um lance equivale a um gasto calórico aproximado de 8 calorias (6 calorias para subir e 2 para descer).

O processo é bem simples, na verdade: para atingir o número, devemos dividir a altura total de metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura.

A torre de Pisa tem 58 metros de altura e 5,5 graus de inclinação. Ela abriga ainda 7 sinos, o mais pesado deles com 3 toneladas. Aqueles que desejam podem entrar dentro da Torre de Pisa e admirar a vista de sua parte superior, fazendo uma subida através de 294 degraus.

A grande atração turística da cidade de Pisa é sua torre inclinada. No local também ficam o Duomo, o Batistero, praça dos Milagres e o campo Santo, todos tombados pela Unesco.

Nosso dia em Pisa e Lucca – Bate-volta Florença

  • Rio Arno e a Igreja Santa Maria della Spina – Pisa.
  • Campo dei Miracoli.
  • Torre de Pisa.
  • Anjo Caído – Pisa.
  • Duomo di San Martino – Lucca.
  • Igreja de S. Michele in Foro – Lucca.
  • Jardim da Torre Guinigi e um dos Carvalhos Seculares.
  • Torre dell'Orologio.

No ano de 1838, uma obra de restauração acabou atingindo um lençol freático e inundou toda a base da Torre de Pisa. Quase um século depois, o ditador, Benito Mussolini, ordenou que aplicações de cimento fossem postas junto ao alicerce, entretanto, o monumento acabou torto do mesmo jeito.

Dois dos monumentos da Piazza dei Miracoli estendem seu horário de funcionamento para além do pôr do sol: a Torre de Pisa e o Camposanto.

Em Florença, você precisa ir até a estação de Santa Maria Novella, que é de onde saem os trens com destino a Pisa. Em média, os trens partem a cada 30 minutos, e demoram 1 hora para chegar ao destino. Já Pisa conta com 2 estações de trem: Centrale (a 22 minutos caminhando da Torre) e San Rossore (a 20 minutos).

Como a maioria dos turistas saem de Florença, é possível pegar um trem que pare em San Rossore. Em Florença, quase todos os trens saem da principal estação: Santa Maria Novella. A viagem entre as duas cidades leva entre 50 minutos e 1h20, dependendo da linha e custa em média €9.