Quanto tempo demora para se recuperar de uma nefrectomia?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em nefrectomia radical quanto tempo tem de fazer repouso? E ter um acompanhante depois que deu alta do hospital? Normalmente a recuperação da cirurgia de nefrectomia por laparoscopia é tranquila, necessitando de repouso relativo durante uns 15 dias.

Assim como acontece com outras cirurgias, a nefrectomia pode apresentar riscos, como lesões em outros órgãos perto do rim, formação de uma hérnia no local da incisão, perda de sangue, problemas cardíacos e dificuldade respiratória, reação alérgica à anestesia e outros medicamentos administrados durante a cirurgia e ...

Na nefrectomia parcial, são complicações comuns a infecção, sangramento, necessidade de remoção total do rim durante a cirurgia, hematomas, hérnias, entre outros.

De modo geral, o paciente fica internado por 2 ou 3 dias. Mas a recuperação total pode levar de 2 semanas a 1 mês e, nesse período, o paciente é orientado a evitar atividade física moderada e intensa, bem como de alto impacto.

Se for nefrectomia aberta a recomendação é de 30 dias para exercícios leves e de 60 dias para mais vigorosos e de alto impacto.

No geral em ambas as técnicas o paciente fica de lado (decúbito lateral direito ou esquerdo), mas dependendo do tamanho da lesão (lesões de grande volume) pode ser adotado outro tipo de posição na cirurgia aberta.

Na fase inicial de recuperação, os primeiros 15 dias, o ideal é evitar ingesta de bebida alcoólica, afinal seu corpo estará se recuperando de uma cirurgia de grande porte. Apartir de 2 semanas, não há restrições desde de que pequenas quantidades sejam ingeridas.

Além de complicações inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, os principais riscos específicos são perda de função renal, necessidade de nefrectomia total, vazamento (fístula) de urina e sangramento.

É normal ainda sentir dores após a retirada de pedras nos rins e com o cateter duplo J já no organismo? O médico esclarece que essas dores podem ser comuns em casos onde houve uma inflamação causada pelos cálculos.

Por conta da cirurgia não há restrições, é claro que após deva dar preferência por ingerir muito líquido e dieta mais laxativa.

É preciso levar pontos depois de tirar o dreno? Normalmente não é necessário levar pontos, porque o buraquinho onde o dreno foi inserido na pele fecha sozinho, sendo apenas necessário colocar um pequeno curativo até fechar totalmente.

Geralmente é descoberto de forma ocasional, por ainda não apresentar sintomas.
...
Sintomas em casos mais avançados da doença:

  • Perda importante de peso.
  • Dores nas costas.
  • Sangramento ao urinar.

Dr. Arthur – As cicatrizes ocorrem devido às infecções recorrentes. Em longo prazo elas podem levar a complicações como hipertensão arterial, proteinúria e insuficiência renal crônica. É importante destacar que nas crianças com cicatriz renal, 10% a 20% desenvolverão hipertensão.

O médico esclareceu que o rim, assim como pulmão e fígado, é um órgão que passa pelo processo de vicariação, ou seja, ele se regenera com facilidade.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a nefrectomia é uma cirurgia que pode apresentar complicações, mas quando realizada por profissionais qualificados, os riscos são menores.
...
Os seus principais riscos são:

  • Lesões em outros órgãos próximos aos rins;
  • Perda de sangue;
  • Problemas cardíacos.

Complicações possíveis deste procedimento: dor, sangramentos, perda do rim, infecção, saída de urina pelo local da cirurgia , perfuração intestinal entre outros.

Os benefícios previdenciários aos quais os portadores de doença renal crônica têm direito são aposentadoria e auxílio-doença. Para ter direito aos benefícios da Previdência Social, é necessário ser beneficiário dela na condição de segurado ou dependente.

Riscos e efeitos colaterais da cirurgia
Danos em órgãos internos e vasos sanguíneos durante a cirurgia. Pneumotórax (presença de ar dentro da cavidade torácica). Hérnia incisional. Escoamento de urina pelo abdome (após nefrectomia parcial).

Nefrectomia é a remoção cirúrgica de um rim. A retirada pode ser de todo o rim ou somente uma porção (nefrectomia parcial), visando manter a maior quantidade possível de rim funcionante. ESSA CIRURGIA PODE SER REALIZADO POR CIRURGIA ABERTA, LAPAROSCOPIA (por vídeo), ou COM AUXÍLIO DE ROBÔ.