Quanto tempo demora para se esquecer um grande amor?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Esquecer um amor é algo impossível porque ninguém pode editar a vontade das próprias lembranças. No entanto, podemos modular o impacto emocional e transformar o luto em um processo básico e necessário por meio do qual podemos, aos poucos, lidar com os sentimentos para aceitar a nova situação.

Tenha pensamentos negativos sobre a pessoa
Por isso, uma dica para você acelerar o processo de se desapaixonar é trazer à tona todos os motivos que levaram ao término: o que aquela pessoa fez, o que ela falou, de quais formas ela já te machucou

É, no entanto, também a ciência que sugere que, sim, para além de qualquer cinismo, o amor pode sim ser duradouro – e é isso que a psicóloga Sue Johnson defende.

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

O luto amoroso é um dos lutos mais doloridos que existem, e isso acontece porque junto com a dor do rompimento, vem uma série de medos, traumas, inseguranças e apego que carregamos na vida.

Afinal, quando o homem está interessado?

  1. Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo. Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. ...
  2. O tempo livre dele é seu. ...
  3. Ele quer falar com você, mesmo sem ter o que dizer. ...
  4. Ele arruma tempo para estar com você ...
  5. Ele toca você quando vocês conversam.

A TEORIA DOS TRÊS AMORES; A THREAD existe uma crença que diz que os seres humanos só se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.

Culpa: outra razão pela qual se continua a pensar no ex é a culpa. Embora não se tenha feito nada de ruim durante o namoro, a pessoa se culpa pela separação. Arrependimento: sempre existe um "e se" e muitas vezes a lembrança do ex se faz presente porque se pensa no como teria sido "se".

"Mesmo coisas simples, como abraçar, beijar e abraçar, vinculam quimicamente você ao seu parceiro. E quando se experimenta tudo isso pela primeira vez fica difícil de esquecer", diz Bennett. Além do "hormônio do amor", outros como a dopamina e a serotonina invadem seu cérebro quando se conhece alguém pela primeira vez.

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional: quando o indivíduo projeta suas expectativas e deixa toda a sua felicidade atrelada ao outro, acaba se tornando dependente da pessoa amada para ser feliz.

A culpa é das hormonas e do cérebro que influenciam as emoções. O cérebro começa a libertar cortisol (a hormona do stress) e os níveis de serotonina também começam a diminuir, que reduzem a capacidade de se ser racional.

É provável que você esteja idealizando demasiado seu ex, ou seja, se enfocando unicamente nas suas virtudes (exagerando-as) e tenha esquecido os seus defeitos e todas as coisas que você não gostava nele. Por isso, você sente que perdeu a melhor pessoa do mundo e isso te faz sentir culpado(a) e mal com você mesmo.

Separamos dicas fáceis de como desapegar emocionalmente de alguém que está te fazendo mal, confira!

  1. Como desapegar: tente ignorar seus sentimentos. ...
  2. Como desapegar: não fique lembrando o passado. ...
  3. Como desapegar: se afaste. ...
  4. Como desapegar: procure mais os amigos. ...
  5. Como desapegar: passe um tempo sozinho se amando.

O amor envolve viver o agora, entender e absorver o que passou e ter planos ao futuro. Em relação ao gostar é aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro e esquecer do passado quase sempre.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Podemos amar a mesma pessoa de várias formas e com intencidade diferentes, dependendo da situação e época de nossas vidas. Tive alguns pacientes que vieram a terapia falando não amar mais o companheiro(a) e após algum tempo de terapia a pessoa volta a enxergar de outra forma a situação.