Quanto tempo demora para sair o resultado do exame de urina?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O resultado da Urocultura sai em até 3 dias úteis. Por se tratar de um exame que demanda maior prazo de liberação, durante seu procedimento, o médico pode obter o resultado parcial através do contato com o Lustosa para direcionar o tratamento.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar haver alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

O prazo máximo para a entrega da urina é 48 horas após o início do exame.

A recomendação é evitar o uso de alguns medicamentos e de contraste oral. É ideal não fazer sexo durante as 24 horas antes da coleta da urina nem exercícios físicos. Outra orientação é evitar realizar o exame se a pessoa estiver menstruada.

Urocultura ou cultura de urina.

Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre; Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.

Alterações na cor
A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.

A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.

Urina de cor amarelo clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

Urina Tipo 1 - R$12,00 - Labi Exames.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

não é preciso fazer jejum; em alguns casos, o médico pode solicitar que você não ingira suplementação de vitamina D, laxantes e antibióticos; mulheres não devem fazer o exame no período menstrual; fique três dias sem consumo de bebida alcoólica antes do exame.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Não é necessário encher o pote até a borda; um pouco menos que a metade (entre 10 ml e 40 ml) já é suficiente. A amostra pode ser colhida em casa, na própria clínica ou posto de saúde.

- Quando for solicitado urocultura, o saco coletor deverá ser recolocado a cada 30 minutos e antes de ser trocado deverá ser feita outra higiene. - Enviar a amostra de urina ao laboratório o mais rápido possível ou conservá-la na porta da geladeira por no máximo 2 horas (não congelar).

A melhor amostra é a primeira da manhã ou aquela emitida após repouso miccional de, pelo menos, três horas. Antes de colher a urina, fazer uma cuidadosa e rigorosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar. As mulheres devem manter os joelhos afastados para evitar o contato da urina com os genitais.