Quanto tempo demora para sair o resultado da biópsia de pele?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Além de identificar doenças cutâneas, a biópsia da pele também serve para que o dermatologista saiba como a patologia identificada está reagindo nas camadas subcutâneas. No entanto, pode acontecer de o exame não ser conclusivo. O resultado normalmente é entregue em duas semanas.

Nesse procedimento, utiliza-se uma seringa com agulha fina para retirar células e pequenos fragmentos do tecido. Essa biópsia é realizada com anestésico local, raramente causa grande desconforto, e não deixa cicatriz.

O relatório de uma amostra de biópsia com agulha grossa incluirá o tipo de tumor e a taxa ou grau de crescimento do tumor. Se o câncer for encontrado, o patologista também realizará testes de laboratório para verificar se há receptores de estrogênio ou progesterona nas células.

Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Mas, existem muitas razões para alguns resultados demorarem mais tempo do que o esperado.

Ao final do exame o paciente sai da clínica com um curativo (que pode ser retirado pelo próprio paciente durante o banho) e com um atestado médico de 1 dia para apresentar no local de trabalho. O resultado do exame chega em aproximadamente 7 dias.

Se a biópsia for negativa
Isso é conhecido como um resultado falso-negativo. Portanto, se o médico ainda suspeitar que o paciente tenha câncer de próstata, devido o alto nível do PSA, ele poderá sugerir: A realização de exames laboratoriais, como sangue, urina ou amostras de biópsia da próstata.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

No Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado, as Células têm divisão um pouco mais rápida do que as células normais, enquanto que no Grau 3 ou alto grau ou pouco diferenciado, o crescimento celular já é acelerado, desorganizado.

A biópsia de pele é um procedimento simples e rápido, feito sob anestesia local, e que pode ser indicada pelo dermatologista para investigar qualquer alteração na pele que possa indicar malignidade ou interferir na qualidade de vida da pessoa.

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  1. Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  2. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  3. Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Existem três principais tipos de câncer de pele: Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e Melanoma.

Como é o resultado de uma biópsia? O laudo da biópsia deverá ser interpretado pelo médico solicitante. Isso porque é necessário analisar outros exames feitos anteriormente e avaliar a história clínica do paciente.

As biópsias podem ser feitas diretamente nos tumores, para atestar se são benignos ou malignos, ou em um órgão, buscando entender o tipo de lesão que existe. Em poucos casos, é necessário realizar cirurgias para colher material para biópsia, e é nesses casos em que a anestesia geral será utilizada.

Muitas pessoas se perguntam sobre o prazo de entrega dos exames de citologia e biópsias. Em geral, são laudados em 1 ou 2 dias após o recebimento da amostra no laboratório.