Quanto tempo demora para sair o casamento civil gratuito?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

60 dias

Quanto tempo leva esse processo de casamento gratuito no civil? Geralmente, para o casamento gratuito, o prazo é de 30 a 60 dias, mas esse é um tempo estipulado pelo cartório.

Uma das condições para realizar o casamento gratuito é de que as partes solicitantes do serviço não tenham condições monetárias para bancar os custos e posterior a isso, deve-se fazer um atestado de pobreza. Dessa forma, o casamento gratuito no cartório é um direito assegurado no art.

O que fazer para oficializar a união sem pagar nada? O primeiro passo é provar que você realmente não pode arcar com os custos de um processo de casamento. Para usufruir do direito à gratuidade, os noivos precisam apresentar no cartório uma declaração conhecida como “atestado de pobreza”.

Para que o casal consiga realizar o casamento gratuito em cartório, será necessário ir até um CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de sua cidade e solicitar o atestado. Para isso, são necessários alguns documentos dos dois (casal) como: Carteira de Trabalho. Comprovante de residência.

A agenda dos casais é realmente bastante atribulada por conta dos preparativos e organização do casamento e muitas pessoas fazem o mesmo questionamento: posso dar entrada no casamento civil sozinha? Infelizmente não. O casal precisa ir junto ao cartório para realizar e assinar a entrada do processo de casamento civil.

5) No dia do Casamento, os noivos, testemunhas e convidados devem chegar com antecedência ao horário agendado e aguardar no salão da celebração. O casal será chamado pelo nome e o juiz de paz dará início à celebração. A troca de alianças não é obrigatória.

Na hora de solicitar a habilitação do casamento civil no cartório, ou seja, dar entrada nos papéis para marcar a data da cerimônia, o casal precisa de duas testemunhas. Não é obrigatório que seja um casal, podem ser duas amigas ou dois amigos/familiares, inclusive.

Os noivos devem formalizar um pedido por escrito endereçado ao Cartório de Registro Civil no dia que estiverem dando entrada no casamento, para que esse possa ser encaminhado ao Juiz Corregedor, explicando e comprovando com documentos, os motivos pelos quais precisam se casar com tanta urgência.

Para o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito.

Documentos necessários para casamento no civil.

  1. cópia original e autenticada do documento de identidade dos noivos, como RG, CNH ou passaporte, por exemplo;
  2. CPF original do casal;
  3. comprovante de residência do casal;
  4. certidão de nascimento original de ambos os cônjuges com validade dos últimos seis meses.

O valor para registro ou inscrição de casamento religioso com efeito civil ou de união estável é de R$ 88,84. Já para casar-se fora do cartório, o custo máximo é de R$ 827,16 e o deslocamento é por conta dos noivos.

Segundo o Código Civil a celebração do casamento civil é gratuita. O que é cobrado é uma taxa no Cartório de Registro Civil referente às custas do processo de habilitação e registro. Essa taxa varia de acordo com cada Estado e é atualizada anualmente.

Pelo presente termo, nós ___________(varão)______________, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (RG), (CIC), (endereço), e ___________(mulher)_______________ (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (RG), (CIC), (endereço), desejando convolar matrimônio conforme a legislação civil vigorante, declaramos ...

Como conseguir uma declaração de pobreza? A declaração de pobreza pode ser essencial para realizar diversos atos da vida civil, como o casamento. Para consegui-la, o indicado é apresentar ao cartório uma declaração de hipossuficiência.

A licença casamento, também conhecida como licença gala, é um período de afastamento sem prejuízo salarial concedido ao trabalhador que irá se casar. É um direito muito similar à licença maternidade, por exemplo, mas tem suas próprias particularidades.

Sim, não há impedimento.

Regras para ser padrinho no casamento civil? A única exigência nesse caso é que padrinhos e madrinhas tenham mais de 18 anos. Além disso, não é necessário que as duas testemunhas sejam um casal, podendo ser qualquer pessoa que tenha algum vínculo com os noivos.

Certidão de nascimento atualizada não será mais exigida para aqueles que querem casar no civil.