Quanto tempo demora para sair o amarelo do olho do bebê?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

Inicia-se nas primeiras 24 horas de vida do bebê. Apresenta concentrações sanguíneas acima de 20 mg/dl. Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.

A icterícia associada à amamentação se desenvolve nos primeiros dias de vida e normalmente se resolve na primeira semana. Ela ocorre em recém-nascidos que não consomem leite materno suficiente, por exemplo, quando o leite materno ainda não está sendo produzido em quantidade suficiente.

Antes de 24 horas de vida do baby tende a ser outra causa senão a fisiológica. Além disso, fique atento com quadros que evoluem rapidamente. Isso sugere uma quebra acelerada de hemácias. Assim como o início precoce chama a atenção, quadros que não se resolvem em até 1 semana também requerem atenção.

Se o bebê apresenta sintomas da icterícia patológica - com diversas áreas do corpo amareladas, principalmente, a região das perninhas e pés - é fundamental que ele seja levado com urgência ao pediatra. Caso não seja tratada, a icterícia pode provocar uma lesão no sistema nervoso central, mais precisamente no encéfalo.

A icterícia é a coloração amarelada decorrente da deposição de bilirrubina em tecidos ricos em elastina, devido à elevada concentração plasmática. A icterícia ocorre por alterações no metabolismo ou na excreção de bilirrubina, sendo classificadas em pré-hepática, hepática ou pós- hepática.

Icterícia Causada pelo Leite Materno
Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida. Se a ingestão de leite materno é suspensa, os níveis caem rapidamente em 48 horas e não retornam aos valores prévios quando este é reintroduzido.

A grande importância do tratamento da icterícia é evitar a encefalopatia bilirrubínica. Inicialmente, esta doença se caracteriza pela letargia, hipotonia e sucção débil que, se não tratada adequadamente, pode evoluir com irritabilidade, hipertonia, febre e choro agudo alternados com sonolência e hipotonia.

Quais são os sintomas da bilirrubina no sangue? O exame da bilirrubina normalmente é solicitado pelo médico quando o paciente relata sintomas que podem estar envolvidos a problemas no fígado como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, urina escura, pele amarelada e dor constante na barriga.

O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL.

A bilirrubina é normalmente produzida no organismo pelo rompimento das células vermelhas do sangue e metabolizada pelo fígado para ser eliminada nas fezes.

A icterícia é uma condição que pode aparecer repentinamente ou desenvolver-se lentamente com o tempo. Os principais sinais e sintomas costumam incluir pele amarelada, a parte branca do olho amarela, cor amarela na parte de dentro da boca.

Geralmente os bebês urinam de 15 a 20 vezes por dia. A urina varia em cor de quase transparente até amarelo escura.

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

A icterícia fisiológica em geral não causa outros sintomas e se resolve no prazo de uma semana. Se o bebê permanecer ictérico além de duas semanas de idade, o médico avalia o bebê para tentar detectar outras causas de hiperbilirrubinemia além da icterícia fisiológica.

A icterícia do leite materno deve ser distinguida da icterícia do aleitamento, relacionada a baixo aporte de leite, que ocorre nos primeiros 7 dias de vida, resultando em perda excessiva de líquidos e peso.

Não existem tratamentos caseiros ou alternativos recomendados para o tratamento da icterícia neonatal. "Não existe tratamento caseiro, como chá de alpiste, essas coisas, isso aí não resolve de forma nenhuma a icterícia", afirma a pediatra.

Diagnóstico e tratamento do amarelão
“A duração do tratamento e o tempo necessário para que os parasitas desapareçam do corpo dependem da quantidade de vermes presentes no indivíduo. Geralmente, com um tratamento adequado, os sintomas podem ser revertidos relativamente rápido”, explica o dr. Otsuka.

Danos neurológicos
O aumento da concentração de bilirrubina no sangue do recém-nascido é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões neurológicas irreversíveis e até mesmo a morte do bebê.

“Assim que detectado, explicamos aos pais sobre a icterícia e realizamos o procedimento de fototerapia, uma luz azul, que degrada a bilirrubina e faz com que a coloração da pele vá voltando ao normal. O sol é um grande responsável pela ativação da vitamina D em nosso organismo”, falou a pediatra.