Quanto tempo demora para sair as marcas da ventosa?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

É comum vermos as marcas da ventosa, elas são visíveis e saem depois de uma semana de aplicação. Por isso a aplicação da ventosa é recorrente, ou seja, o terapeuta aplica a ventosa a cada semana até as marcas irem clareando.

A marca da ventosa vermelha arroxeada significa forte calor úmido e uma estagnação do sangue severa. Enquanto a marca de ventosa vermelha significa calor intenso e estagnação moderada. Já a marca de ventosa com a cor da pele da pessoa e alguns pontos vermelhos indica uma boa circulação sanguínea.

Entre os diversos benefícios, a ventosaterapia possibilita o relaxamento do corpo e da mente, fortalecimento dos vasos sanguíneos, reduz dores e inflamações, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação, eliminação de contraturas musculares e pontos de tensão.

Usar compressa morna
A água morna ajuda a ativar a circulação, o que ajuda na absorção do sangue nos vasos sanguíneos, e claro, na dor. Para isso, basta pegar um pano e molhar na água morna e, em seguida, manter em contato na pele.

Compressa gelada: Deve ser aplicada antes de completar 48 horas da lesão, pois ajuda a contrair os vasos e a reduzir o fluxo de sangue na região, fazendo com que o hematoma não aumente de tamanho.

Cuidados durante e após a ventosaterapia
A ventosa não pode ser deixada muito tempo no local, pois pode ocasionar bolhas, e o tratamento deve ser interrompido imediatamente. É comum o paciente ficar com manchas roxas e dores por cerca de cinco dias.

Em médio, uma sessão de ventosaterapia pode custar de R$30 (trinta reais) a R$80 (oitenta reais).

Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso. As marcas circulares vermelhas causadas pela terapia desaparecem em até 48 horas, e aconselha-se a evitar a exposição ao sol durante este período.

Indicações e contraindicações da ventosaterapia
Portanto, a técnica não deve ser aplicada em pessoas que possuem varizes, trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos, febre, feridas na pele ou fratura no local a ser tratado. Além disso, a ventosaterapia deve ser evitada durante a gravidez.

Os locais mais indicados para a aplicação dos copos são as partes do corpo que possuem maior concentração muscular, como abdômen e costas, ou as que, ao contrário, possuem menos músculos – como braços e pernas.

Não deve tomar sol se houver qualquer tipo de hematoma na pele, incluindo o gerado por ventosas. O sol pode tornar a mancha definitiva ou muito difícil de ser removida.

A ventosaterapia tem poucos efeitos colaterais
Diversas manchas roxas em forma de círculo, inclusive em atletas famosos, como o ex-nadador americano Michael Phelps, chegam a assustar. Mas a fisioterapeuta assegura que isso é normal e as marcas não são doloridas. O único momento de desconforto é durante a sessão.

Realizada através de pequenos copos por meio de sucção, a terapia com ventosa promove o aumento do volume sanguíneo e possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuromoduladores. Ou seja, ela vai além de um tratamento para dor, se tornando um processo que atua também na saúde do organismo.

A ventosaterapia pode ser aplicada em várias partes do corpo, dependendo da condição a ser tratada. Algumas das áreas mais comuns para a aplicação de ventosas incluem costas, pescoço, ombros, abdômen, pernas, pés, braços e mãos.

Finalmente com 10 a 15 dias adquire cor castanha amarronzada por causa da hemossiderina, até sumir. Evolução de hematoma traumático em membro inferior.

Roxa – Azulada
Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

Com o impacto, o sangue vaza para os tecidos sob a pele e causa a cor roxa e dor no local. À medida que os hematomas cicatrizam, geralmente em 2 a 4 semanas, eles geralmente adquirem outras cores, como preto arroxeado ou verde amarelado.