Quanto tempo demora para sair a tosse com catarro?

Perguntado por: edinis2 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Tosse com catarro é um sintoma bastante incômodo. No entanto, esse reflexo do corpo permite a eliminação do muco que está nos pulmões – e, por consequência, a limpeza das vias aéreas. Dependendo da causa, o sintoma desaparece de forma espontânea depois de alguns dias.

Quanto tempo dura a tosse de resfriado? O quadro mais comum é de apresentação dos sintomas pela pessoa infectada pelo vírus do resfriado por um período de 2 a 4 dias. Porém, esse prazo varia de acordo com a imunidade do paciente, podendo chegar até 7 dias.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Xarope 44E é um expectorante para alívio da tosse que acompanha gripes e resfriados tanto seca quanto com catarro.

Essa é uma das formas mais comuns de pneumonia, sendo uma suspeita importante na presença do catarro verde. De maneira geral, as bactérias que mais comumente causam a pneumonia bacteriana são Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae.

Você sabe o que é tosse produtiva? Esse é outro nome da tosse com catarro, que acontece quando a garganta está inflamada ou irritada e apresenta acúmulo de secreção ao longo das vias respiratórias. Assim, quando tossimos, ela apresenta um som mais cheio e bem característico.

No geral, o clima seco e frio piora as crises de tosse, o que também acontece quando o ambiente está cheio de partículas que causam irritação na garganta. Por isso, é interessante manter o local sempre limpo, livre de poeira e outros alérgenos, além de usar um umidificador de ambiente.

A tosse pode piorar progressivamente para casos mais graves e levar às doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), que afetam diretamente todo o sistema respiratório, como o enfisema pulmonar, por exemplo.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

O catarro branco ou cinza claro pode ser um sinal de infecção respiratória viral ou bacteriana. No entanto, também pode ser um sinal de irritação nasal ou sinusite. Se você estiver com catarro branco ou cinza claro por mais de uma semana, é importante consultar um médico.

Catarro com cheiro ruim pode ser sinal de infecção
O cheiro e a consistência da substância também podem revelar uma doença respiratória em desenvolvimento. Para que seja transportado, o catarro deve ser um pouco espesso, mas a viscosidade em excesso pode indicar uma infecção.

O quarto é um ambiente que costuma ter muita poeira, ácaro (devido ao colchão, travesseiros, cobertor, etc) e outros agentes causadores de alergia. Por isso, se você é uma pessoa alérgica, isso pode explicar por que sua tosse piora à noite. Principalmente se tem o hábito de deixar o quarto fechado ao se deitar.

Catarro amarelo ou verde: geralmente indica uma infecção bacteriana. Pode ser um sinal de bronquite, pneumonia ou sinusite. Catarro marrom ou cor de ferrugem: pode ter como causa eliminação de sangue “antigo” ou ainda a presença de partículas de fumaça.