Quanto tempo demora para sair a selagem do cabelo?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

três meses

A selagem dura, em média, três meses, deixando o cabelo saudável e alinhado até o próximo tratamento. Mas esse intervalo pode variar um pouco, de acordo com a quantidade de lavagens.

O shampoo antirresíduos pode ser um aliado na retirada da química. O produto é conhecido por realizar uma limpeza profunda nos cabelos, já que é capaz de retirar substâncias de forma mais intensa. E, assim como acontece com as colorações, ele também pode ajudar na retirada do excesso de química nas madeixas.

Então, a forma mais rápida de voltar aos cachos é o big chop! Nesse "grande corte" as madeixas são cortadas bem curtinhas, eliminando totalmente a parte alisada. O resultado é um corte pra lá de estiloso, bem mais prático e certeiro: basta esperar que os fios cresçam livremente do jeito que realmente são.

A selagem repõe alguns nutrientes perdidos durante os tratamentos químicos. Geralmente, ao finalizar o processo, os cabelos ficam bem lisos e com diminuição de frizz, mas o efeito liso pode sumir depois da primeira lavagem.

E você já sabe - a progressiva sai mais rápido quando o cabelo está ressecado, já que a fibra capilar - com pontas duplas e as cutículas abertas - não consegue reter os ativos da química.

Demora em torno de 2 a 3 anos, levando em conta que o fio de cabelo cresce de 1 a 1,5 cm por mês. Mas pode ser em menos tempo, se a pessoa tiver coragem de cortar o cabelo de vez, retirando toda parte alisada.

Pensando especificamente em um produto para tirar química do cabelo, o indicado seria mesmo o shampoo antirresíduo. Nesse caso, o mais indicado é optar pelos shampoos da Laces, mais propriamente dos shampoos da linha LCS. Todos podem ser encontrados no site do Slow Beauty.

É preciso entender que não dá para reverter ao estado natural um cabelo que passou por uma progressiva. O formol usado no tratamento altera as fibras naturais dos fios, e isso não pode ser desfeito. Não existe nenhum produto capaz disso. É preciso deixar os cabelos crescerem e, aos poucos, ir cortando as pontas.

Assim como muitas pessoas, você já deve ter e perguntado se a selagem estraga o cabelo. Logo de cara, a gente já te responde: não. O que acontece é que, assim como o botox capilar, o tratamento pode ser vendido por aí como alisamento, mas o procedimento verdadeiro não tem essa intenção.

A queratina naturalmente faz parte de todo cabelo e, por isso, quando é removida pela progressiva, deixa o fio fraco e ralo.

Para otimizar o tempo no salão, a dúvida sobre fazer os dois procedimentos no mesmo dia é comum, e a resposta é positiva: sim, dá para fazer a selagem logo depois de alterar a cor do cabelo. No entanto, aguardar alguns dias para fazer o procedimento pode garantir um efeito ainda melhor.

“O principal fator para a perda de definição nos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento em excesso, que altera a curvatura devido à falta de alinhamento das cutículas. Por isso, os cachos ficam sem definição”. A tricologista destaca que, em casos de ressecamento, não tem para onde correr.

Cerca de dois anos. Apesar do tempo de transição capilar variar de acordo com cada pessoa, em geral, o processo dura dois anos — isso porque nosso cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês e, apesar de alguns estimularem o crescimento saudável, eles não esticarão mais do que isso.

Pintou e se arrependeu? Saiba como voltar a cor natural do cabelo

  1. Invista em um corte de cabelo. ...
  2. Estimule o crescimento da raiz. ...
  3. Trate os fios para que eles também cresçam saudavelmente. ...
  4. Experimente as luzes invertidas. ...
  5. Procure um profissional de confiança para uma decapagem.
  • Shampoo Creoula, da Lola Cosmetics.
  • Shampoo Big Wash Bomb, da Soul Power.
  • Shampoo #todecacho, da Salon Line.
  • Shampoo Unidas Pelos Cachos, da Pantene.
  • Shampoo Curly, da Truss Professional.

Na selagem térmica, o calor do secador emite ondas de calor que ajudam a selar a cutícula dos cabelos, recuperando assim o seu brilho e maciez. Por outro lado, a progressiva tem uma ação mais profunda, alinhando os fios e garantindo um resultado mais duradouro.

Sim, o formol utilizado em processos de alisamento pode fazer o cabelo se desprender do folículo capilar. E os riscos não param por aí! Ao ser inalado durante o procedimento, o formol pode causar dificuldade na respiração, afetando não só os brônquios pulmonares, como também a irritação na garganta e na traqueia.

Utilize shampoos antirresíduos
Uma ótima maneira de tirar a progressiva é adotando o uso de shampoos antirresíduos. Isso porque eles fazem uma limpeza profunda em seus fios, eliminando todos os resíduos deixados pelos produtos químicos.