Quanto tempo demora para sair a classificação de um concurso IBAM?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Em geral, a homologação ocorre em até 30 dias. Mas existem diversas situações em que esse prazo pode ser prorrogado. A principal questão que pode ocorrer são as ações judiciais contestando o resultado ou demais etapas do concurso.

O prazo para o empossado entrar em exercício é de 30 dias, quando o provimento (preenchimento do cargo) é feito por nomeação, passando a contar a partir da data da posse.

Teoricamente, a Banca Examinadora poderá publicar, por exemplo, em seu site, quantos Resultados Finais quiser. Porém, no momento que pública no Diário Oficial, a relação de candidatos, o concurso é considerado homologado.

para ser chamado, precisa ter sido classificado, o que significa estar dentro do número de vagas previsto para o concurso; caso tenha sido aprovado, mas não classificado, ainda é possível conseguir alguma vaga, mediante desistência de outro aprovado, dependendo da colocação alcançada.

A convocação em concurso público é feita conforme o número de vagas abertas de acordo com o edital e segue a ordem de classificação dos candidatos.

Aquele prazo, que pode chegar até dois anos, prorrogáveis por mais dois, indica o período dentro do qual o órgão pode convocar os candidatos aprovados. Por isso, a partir do momento em que você vê o seu nome na lista de aprovados, sua convocação pode levar de um mês até quatro anos.

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

Passei no concurso, e agora?

  1. Espere. No edital do concurso nem sempre consta quando as pessoas aprovadas serão nomeadas aos seus cargos. ...
  2. Consulte os sites. Mesmo que ainda não haja uma data, a convocação deve ser feita dentro de certo prazo. ...
  3. Providencie os documentos. ...
  4. Comece a trabalhar.

Possuir direitos políticos (votar, por exemplo), estar em dia com a Justiça Eleitoral e com as obrigações militares são requisitos básicos estipulados pelos editais e previstos também na Lei 8.112/90. Quem tem menos de 18 anos ou mais de 70 anos não pode tomar posse em cargo público.

O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez por igual período (art. 37, inciso III, da Constituição Federal), sendo este o prazo máximo de duração de qualquer concurso.

A legislação estabelece que a jornada de trabalho do servidor não pode ultrapassar 60 horas semanais, e a carga horária de cada cargo não pode ser superior a 40 horas semanais.

A homologação deve ser publicada no Diário Oficial federal, estadual ou municipal do respectivo ente, a depender do responsável pelo concurso. Uma vez homologado o concurso, tem-se a etapa de nomeação, na qual a Administração Pública faz a atribuição dos cargos disponíveis aos candidatos aprovados.

Concurso não homologado
"Não há um prazo, infelizmente fica a cargo do administrador escolher o melhor momento", responde Lia. "Enquanto isso, os aprovados não têm qualquer direito à nomeação."

Após a homologação a próxima etapa é a nomeação, nesse momento a administração pública faz a atribuição dos cargos disponíveis aos candidatos aprovados.