Quanto tempo demora para reativar o benefício?

Perguntado por: scoutinho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Quanto tempo demora para reativar o benefício? O solicitante deve estar ciente que a reativação não tem um tempo determinado. Podendo levar de um mês a dois anos. Lembrando que pelo CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) o prazo é de até 85 dias para responder o recurso.

Quanto tempo demora para liberar BPC após reativar? O INSS tem até 30 dias para reativar o benefício e liberar o pagamento.

O beneficiário poderá acompanhar a reativação do BPC por meio da Central 135 ou pelo Meu INSS.

90 dias

Depois, é necessário aguardar no mínimo 90 dias da data de concessão do benefício para solicitar o desbloqueio. Esse prazo, que antes era de 30 dias no período da pandemia da covid-19, foi ampliado novamente e está valendo conforme a Instrução Normativa nº 138/2022, do INSS.

Ao descobrir que um benefício foi cessado, a primeira coisa a ser feita é descobrir por qual motivo isso aconteceu. Neste caso, para descobrir o motivo da cessação, basta entrar no site Meu INSS ou ligar no telefone da previdência social, no número 135.

Assim, quando o INSS deixa de pagar, momentaneamente, o valor referente ao seu benefício, acontece o que chamamos de benefício suspenso. Caso as exigências não sejam cumpridas e a situação não se normalize no prazo dado pelo INSS, o benefício poderá inclusive cessar.

Para conferir o resultado da perícia, acesse o Meu INSS e selecione a opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”.

Benefício em análise é um status que indica que o seu requerimento está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na fila de espera para ser analisado! O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Revisão ocorre a cada dois anos
Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), o BPC é um benefício revisado de dois em dois anos, que pode ser suspenso ou bloqueado por falta de atualização dos dados do segurado no CadÚnico.

ESSE PAGAMENTO RETROATIVO VAI SER PARA AQUELES BENEFICIÁRIOS DO BPC LOAS QUE ESTÃO EM ANÁLISE OU QUE FIZERAM AGENDAMENTO E REQUERIMENTO ONLINE OU AGENDAREM PERICIAS MEDICAS ONLINE E ESSE PAGAMENTO RETROATIVO PODE CHEGAR ATÉ 100 MIL REAIS DEPENDENDO DO CASO.

O cidadão pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade para receber as informações sobre o BPC e como pode requerê-lo. Para receber o benefício, não é preciso pagar intermediários ou agenciadores.

Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Basta acessar o app Caixa Tem ou o aplicativo do programa e consultar se o benefício está bloqueado. Você também pode saber sua situação presencialmente no setor do CadÚnico da sua cidade e por telefone.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mas recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Por fim, para o contribuinte facultativo, o período de graça é de 6 meses após a cessação das contribuições. Este prazo é extremamente reduzido para “obrigar” o contribuinte facultativo a não passar mais do que 6 meses sem pagar o INSS.

O segurado que tem o benefício cessado, pode reativar seu benefício. Isso porque, em outubro de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os segurados que tiveram seus benefícios negados, cessados ou interrompidos podem contestar o INSS a qualquer momento.

30 dias

É por ela que você vai comprovar que está tudo certo com seu benefício e tem direito a recebê-lo. Mas caso essa defesa não seja apresentada em até 30 dias após a notificação, o seu benefício ficará suspenso. Se também durante o prazo de 30 dias você não recorrer dessa suspensão, o seu benefício será cancelado.

O que significa o benefício suspenso? Quando o segurado do INSS recebe a informação de que o seu benefício foi suspenso, é preciso entender que o pagamento será cessado momentaneamente. Ou seja, ele deixará de receber por algum tempo aquela remuneração.

Quem já recebem o benefício há mais de 10 anos
Quando isso acontece, apenas pode haver a revisão do benefício caso seja possível comprovar que o segurado fraudou o sistema. Do contrário, o INSS, passado 10 anos, o INSS sequer pode exigir que o segurado apresente qualquer documentação.

O seu benefício por incapacidade temporária não tem limites para ser prorrogado. Essa previsão não existe em lei: o auxílio-doença pode durar 1 ano, 2 anos, 5 anos ou até mais. Quem decide o tempo que será necessário para sua recuperação é o perito do INSS ou o juiz, caso você leve seu caso à Justiça.