Quanto tempo demora para produzir um pé de atemoia?

Perguntado por: lmendes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Olá! A muda de atemóia feita de enxerto é enviada com no mínimo 20cm, do torrão até a ponta da planta, produz em aproximadamente 02 anos após o plantio.

A cultura da atemoia se adapta melhor aos climas tropicais de altitude e subtropicais, assim como a vários tipos de solo, com preferência para aqueles bem drenados.

Como plantar atemoia? A muda ou semente deve ser plantada em local de clima quente e úmido, sendo necessário bastante água para ter um bom desenvolvimento. Segundo o engenheiro agrônomo Lucas Lobo, o solo precisa ter drenagem adequada e uma quantidade boa de matéria orgânica.

Normalmente, a colheita ocorre de fevereiro a junho (atemoia) e de dezembro a julho (fruta-do-conde e condessa).

A atemoia é planta tropical, de clima quente e úmido, que gosta e exige muita água para seu cultivo. Recomenda-se seu plantio no começo da estação chuvosa e, depois que as chuvas diminuem, é preciso adequar um ritmo de regas que mantenha a terra úmida e a água disponível.

A pinta preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa). O fungo pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.

Colheita. A época do ano que dá frutos a pinha é quase o ano todo e os primeiros frutos para a colheita surgem de 90 a 100 dias após sua germinação.

2 anos

Feita de semente, produz em aproximadamente 2 anos
Nome popular: Pinha, Fruta-do-conde, Falsa-graviola, Condessa, Fruta-pinha, Fruta-da-condessa.

8 a 10 meses

Em São Bento do Sapucaí,o período entre o florescimento e a colheita é de 8 a 10 meses. Assim sendo, a colheita inicia-se no final de abril e se estende até novembro, quando o florescimento é tardio.

como. a gente tem a gente ela floresce e quando ela atingir esse tamanho aqui a gente vai estar no mês aí de Fevereiro ao de Março.

Após mudada, quando a planta atingir 60cm de altura é feito o desponte do ramo principal. Até a planta atingir os 3 anos de idade, serão feitas duas ou três podas para organizar sua arquitetura, quando iniciarão as podas de produção, em cada ciclo.

As fibras encontradas na fruta ajudam no funcionamento intestinal, além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura, sendo ideal para quem tem diabetes ou colesterol elevado.

R$ 18,99/kg R$8,55 a unidade Aproximadamente 450g.

Rica em fibras, atemoia ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado; Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos; Ajuda a reduzir a pressão arterial pela alta concentração de potássio em sua polpa.

O peso médio de uma atemoia é cerca de 450 g, e devido ao seu elevado teor de carboidratos, ela deve ser consumida com cautela em casos de diabetes.

São três variedades que estão bem aclimatadas no Brasil: Pink Mammoth, que tem uma fruta grande e perfumada, doce e com poucas sementes. Thompson, bem parecida, com um brix superior. Gefner, similar às anteriores, mas com destaque em maior quantidade de polpa e uma resistência maior a climas mais quentes.

A flor da atemoia é hermafrodita e exibe dicogamia protogínica, que é o principal fator que limita a autopolinização. Com isso é necessário a polinização artificial das flores.

E nada de jogar casca e semente fora, a atemoia pode ser toda aproveitada! Tanto a casca quanto as sementes são ricas em fibras e minerais.