Quanto tempo demora para passar um imóvel para o nome de outra pessoa?

Perguntado por: garagao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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30 dias

Quanto tempo demora para transferir o imóvel para outra pessoa? Após apresentar toda a documentação ao cartório, o processo costuma levar de 15 a 30 dias, variando de acordo com a demanda local.

30 dias

O prazo para a confecção do registro de imóvel é de 30 dias a contar da regularização da escritura.

Depende do município, geralmente 15 dias.

O vendedor não constar na Matrícula do Imóvel
Esse é o fator principal que impede um registro de uma venda. Afinal, se a pessoa que está vendendo não constar na matrícula do imóvel como proprietário, o comprador não conseguirá registrar qualquer transferência.

A taxa de escritura para o Cartório de Registro de Imóveis, cujo valor corresponde de 2% a 3% do valor do imóvel, de acordo com o estabelecido por cada município.

Posso comprar em nome de outra pessoa, mesmo não sendo parente? E a resposta também é sim. Você pode comprar imóveis em nome de qualquer pessoa, e é bastante comum que pessoas que não têm filhos façam isso em favor de sobrinhos e afilhados, por exemplo.

O JC Imóveis responde: Para que você passe um apartamento para o nome do seu filho será necessário que seja realizada uma escritura de doação em um Cartório de Notas. Depois, esta escritura precisará ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis onde se encontra a matrícula do imóvel doado.

NÃO! A herança deve ser partilhada entre todos os herdeiros necessários. O ordenamento jurídico em vigor permite que os bens sejam deixados de herança a quem preferirmos, sejam os beneficiados parentes ou não.

Escritura e registro do imóvel
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório.

30 dias

O tempo necessário dependerá de como as partes já estão preparadas para isso, ou seja, quantos documentos eles já têm. Com tudo em mãos, o prazo para transferir um imóvel gira em torno de 30 dias. Contudo, se o imóvel não tiver registro nenhum, pode ser necessário que os interessados tenham que regularizá-lo primeiro.

Durante o processo de análise, é possível que sejam pedidos novos documentos, caso haja pendências a serem atualizadas. Esse tipo de solicitação costuma atrasar o processo do registro, mas o prazo não passa de 30 dias.

Documentos Necessários:
Recibo do IPTU ou documento que contenha o número da Inscrição Cadastral; Matrícula do Cartório de Registro de Imóveis (original ou cópia autenticada) expedida dentro do prazo de 180 dias; Documento de propriedade (escritura ou contrato que deu origem a compra e venda do imóvel);

Quem paga o IPTU São os herdeiros.

Para que se proceda a alteração do nome do contribuinte do IPTU é necessário que você vá a Secretaria das finanças munido: do formulário próprio “Inscrição Imobiliária” preenchido; das cópias de seus documentos pessoais; cópia do espelho da cartela do IPTU do imóvel; cópia da matrícula do registro do imóvel atualizada.

(Pois quem primeiro registrar será o proprietário do imóvel), o adquirente, logo que tenha o título translativo de bens imóveis, deve levá-lo ao registro imobiliário competente e protocolá-lo para efetivar juridicamente a transferência do bem imóvel.

O valor do registro do imóvel também pode variar de estado para estado, porém, em média, a porcentagem praticada é de 1% a 3% do valor do imóvel. Essa porcentagem é utilizada unicamente como uma média para fins de cálculo.