Quanto tempo demora para obter o registro profissional?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Quanto tempo leva? De até 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa, segundo a Lei n° 9.784/99. Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Previdência .

Entre os requisitos para solicitar o registro profissional está a apresentação do diploma de curso superior, do diploma de curso técnico de nível médio ou de atestados de capacitação profissional, empresariais ou sindicais. Essas são as formas de capacitação mais conhecidas e que dão direito ao documento oficial.

Nesse contexto, o número de identificação é anotado na carteira de trabalho.

Esse artigo sofreu algumas alterações com a Lei da Liberdade Econômica, a mais importante delas é que agora o prazo para anotação da admissão do colaborador em sua carteira é de 5 dias úteis e não mais de 48 horas.

Taxa de registro profissional: R$ 35,56. Taxa da Carteira de Identidade Profissional – CIP: R$ 35,56.

30 dias

O prazo de confecção das Carteiras de Identidade Profissional é de 30 dias, em média. A tramitação pode ser acompanhada em Profissional / Consultas públicas / Protocolo, informando o nº do protocolo origem, ou pelo acesso restrito do profissional.

Então, para não haver correria na hora de fazer o documento, confira quais são os exigidos:

  1. Escritura ou contrato de financiamento;
  2. RG;
  3. CPF;
  4. Certidão de casamento;
  5. IPTU (sem débitos);
  6. Matrículas atualizadas,
  7. Certidão vintenária.

Dessa forma, o registro profissional funciona como um cadastro de trabalhadores para garantir o atendimento aos requisitos legais de cada área de atuação.

Quanto tempo demora para tirar o CFT? Todo o processo de análise dos documentos, finalização do processo e envio da carteirinha demora entre 15 e 20 dias.

Como Consultar Situação do Registro Profissional
Para consultar situação do registro é simples, basta acessar: Consultar Situação do Registro Profissional. Em seguida, preencha o formulário com seus dados e clique em “Pesquisar”.

Caso seu registro profissional tenha menos de 7 dígitos, favor complementá-lo com zeros à esquerda.

Os registros de trabalho atuais podem ainda não constar na carteira de trabalho digital pela não atualização das informações. Conforme mencionado, os dados disponíveis no documento podem ser atualizados e constados em até 48 horas, ou seja, em até 2 dias.

Assim, se a admissão constar lá no portal, o que o empregado precisa fazer é ligar no 135 e solicitar um “Acerto de vínculos e remunerações”, pois as informações que enviamos para o eSocial, é transmitida para o CNIS do empregado, por isso, ele precisa solicitar o ajuste diretamente com o INSS.

Como fazer Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez? É preciso baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Em seguida, criar a conta Gov.br para então liberar o acesso aos dados pessoais com o CPF. Após isso, o aplicativo criará a conta com os dados já cadastrados da Receita Federal.

É só Consultar Carteira de Trabalho pelo CPF de forma digital! Veja os passos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência divulgados em outubro de 2022, nosso país tem mais de 42 milhões de pessoas trabalhando formalmente.