Quanto tempo demora para o pagamento do FGTS cair na conta?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Quando o trabalhador já tiver conta bancária de qualquer instituição financeira cadastrada no app FGTS, o dinheiro entrará de forma automática na sua conta bancária em até 5 dias úteis.

Se você está se perguntando “por que o meu FGTS ainda não caiu na conta?”, saiba que não está sozinho. Isso provavelmente aconteceu por divergências no cadastro ou até mesmo um erro de sistema do banco – em dias de maior acesso, por exemplo, o aplicativo pode apresentar falhas.

(Atualizada às 12h56) As agências da Caixa vão funcionar das 9h às 16h nos sábados subsequentes à data de liberação dos saldos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com horário estendido em duas horas nos cinco dias úteis seguintes à disponibilização dos recursos.

Se o Saque-Aniversário não caiu na conta do trabalhador até a data estabelecida no calendário, atente-se: pode ser indício de alguma desatualização, erro operacional do próprio FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou algum obstáculo que precisa ser solucionado para a liberação do dinheiro.

Aplicativo FGTS
Segundo a Caixa, o App FGTS é o mais prático e rápido para verificar o extrato e o histórico de depósitos do FGTS.

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, não há motivos para preocupações com o aviso: ele indica que o saque foi aprovado e que o valor será liberado na data prevista no calendário oficial de pagamentos.

Ao acessar o Aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma Agência CAIXA.

O dinheiro será transferido para a conta do Caixa Tem em até 15 dias corridos e poderá ser utilizado em transações eletrônicas como compras, pagamento de boletos e outras contas, por meio do aplicativo Caixa Tem.

Como funciona o cálculo da multa rescisória? O cálculo da multa FGTS deve levar em conta o saldo da conta do FGTS do empregado, vinculado ao contrato de trabalho em questão. Dependendo do tipo de demissão – sem justa causa ou consensual – a empresa irá multiplicar o valor por 40% ou 20%.

Ao acessar o Aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque.

Quem libera a chave do FGTS? A Caixa Econômica Federal é a responsável por liberar a chave do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, assim que a empresa faz a solicitação. Ou seja, o trabalhador não precisa se preocupar em fazer algo para gerar a chave de liberação do FGTS.

Para sacar o dinheiro o cidadão que já está com o saldo do FGTS na conta pode se dirigir a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.

Documentos necessários para o saque: • Documento de identificação do trabalhador, ou diretor não empregado; e • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e • Carteira de Trabalho; e • Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e do término do mandato, quando se tratar de diretor ...