Quanto tempo demora para o paciente acordar da sedação?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O tempo de duração da anestesia é programado pelo anestesista e depende do tempo da cirurgia e dos medicamentos usados para a sedação. Já o tempo que leva para acordar normalmente varia de alguns minutos a poucas horas após o término da cirurgia.

Coma induzido
É o que acontece durante uma cirurgia feita com anestesia geral, por exemplo. “Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação.

Na administração de uma sedação de nível moderado, o paciente aparenta estar inconsciente, mas reage a estímulos como o toque e a fala. Já a sedação profunda coloca o indivíduo em situação de mínima consciência, sendo que ele reage apenas a estímulos dolorosos.

Quanto tempo dura o efeito da sedação consciente? A sedação consciente é feita por um processo inalatório. Seu efeito começa alguns segundos após a inalação, e o tempo de duração permanece apenas enquanto o paciente inalar o gás.

A Sedação. Os pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) recebem variadas intervenções ao longo do internamento, como intubação endotraqueal e ventilação mecânica. Essas intervenções, por si só, já proporcionam experiências estressantes para estes enfermos.

As mais comuns são: hipoventilação, hipertensão, hipotensão, hipóxia, taquicardia, bradicardia. Algumas podem ser potencializadas pela dor e desconforto dos pacientes, exigindo maiores doses de sedativos.

Efeitos adversos após a sedação são mais comuns e leves, incluindo enjoo, vômitos, vertigem, tosse, cefaleia e dores no corpo. Outro cuidado necessário é garantir que o paciente esteja em jejum de oito horas, pois a sedação facilita a aspiração de conteúdo gástrico do estômago, elevando o risco de pneumonia química.

Legenda: Tempo máximo de intubação é de 15 dias, segundo especialistas. Nos casos mais graves da Covid-19, quando a doença compromete muito o funcionamento pulmonar, os profissionais da saúde investem em diferentes métodos clínicos para que os infectados consigam continuar respirando enquanto combatem o vírus.

O desmame é a retirada gradual ou abrupta do suporte ventilatório mecânico. Já a extubação é a retirada do tubo endotraqueal.

Existe uma grande diferença: o coma é um estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos, enquanto o “coma induzido” não passa de sedação farmacológica profunda, uma inconsciência provocada por medicamentos controlados.

Pacientes em coma induzido demoram quanto tempo para acordar? Depende. Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.

É feita com o uso de anestésicos locais, como o a lidocaína, que são injetados na região a ser operada. A sua ação é imediata e após a sua aplicação à duração do efeito anestésico pode chegar até 2 horas.

Os principais sedativos utilizados nas UTIP incluem os benzodiazepínicos, cetamina, propofol, clonidina, barbitúricos, clorpromazina e hidrato de cloral. Os benzodiazepínicos são os sedativos mais utilizados em UTI. Agem como ansiolíticos, anticonvulsivantes, hipnóticos e como relaxantes musculares.

É permito ao profissional da odontologia a sedação consciente, via inalatória, com uma mistura de oxigênio/óxido nitroso, na qual o paciente permanece acordado e com certo grau de analgesia, sem contudo, perder a consciência.

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos.

Sedação e analgesia é uma prática comum em terapia intensiva, especialmente com pacientes submetidos à ventilação mecânica (VM), para assegurar o conforto, promover o alívio da dor e da ansiedade causados pelos procedimentos invasivos.