Quanto tempo demora para o músculo da perna se recuperar?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

Para se recuperar de um treinamento de hipertrofia muscular (ganho de massa muscular), o corpo leva em média de 48 a 72 horas.

48 horas

O tempo que os músculos levam para se recuperar pode variar conforme a intensidade do treino, nível do atleta, rotina de sono e alimentação. No entanto, geralmente é indicado é dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de malhar a mesma parte do corpo --ou seja, treinar uma mesma parte do corpo dia sim, dia não.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

Posso treinar com dor ou não? Não, é melhor não treinar com dores DMIT. Você pode intercalar os treinos, por exemplo, se as dores são nas pernas, prefira treinar braços no dia seguinte.

Sintomas. Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.

Para favorecer a recuperação muscular, é indicada, principalmente, a ingestão de fontes de proteína e carboidratos após a realização dos treinos. As proteínas estão diretamente envolvidas nas contrações musculares realizadas durante o treino, precisando ser repostas para ampliar a recuperação dos tecidos.

Os músculos precisam de uma certa quantidade de descanso para ficarem fortes e hipertrofiarem. Enquanto algumas fontes sugerem que os músculos necessitam de 48 horas ou mais para se recuperar do exercício, outras mostram que pode não haver um tempo específico para esse descanso.

Atrapalha o processo de hipertrofia; Sobrecarga em articulações e tendões.

Treinar perna todo dia pode aumentar o risco de lesões
“Como resultado, a pessoa também estressa demais as mesmas fibras musculares, que sofrem microlesões contínuas. Essa situação pode elevar o risco de lesões musculares, assim como articulares”, explica.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Sim! Mas, para quem vai dedicar três dias da semana para treinar, é recomendado intercalar os dias, aproveitando a pausa do dia seguinte para que haja uma boa recuperação.

Panorama geral. A quantidade de tempo que você passa na academia pode ter relação direta com os seus resultados. De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar.

Inclusive, um estudo do Department of Health Sciences da Lehman College, nos Estados Unidos, mostrou que, especialmente para quem quer ganhar massa muscular, é necessário treinar um grupo muscular ao menos duas vezes por semana para obter resultados. Menos que isso, o efeito não será duradouro no corpo.

Não necessariamente. “Sentir ou não dor depois do treino não significa mais ou menos resultados.

A recomendação dos especialistas é não tomar relaxante muscular depois do treino. Isso porque os relaxantes musculares podem diminuir a dor em locais que foram lesionados, mascarando um problema mais sério que necessita de um tratamento intenso e cuidados médicos.

Os casos mais leves de estiramento muscular, podem melhorar em duas ou três semanas, mas os mais graves podem demorar de 6 meses a 1 ano.

A sensibilidade e a dor podem ser sintomas de lesões nos músculos e podem ser sentidas quando estamos em movimento ou em descanso. Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

FRUTAS CÍTRICAS

FRUTAS CÍTRICAS
Elas estimulam o desenvolvimento e a recuperação dos tecidos musculares danificados, e também aumentam as defesas do organismo. Atuam na imunidade devido a presença de vitamina C, e também ajudam na recuperação pós-treino. A sugestão é consumir de duas a três porções no dia.