Quanto tempo demora para o INSS pagar depois da sentença?

Perguntado por: egil . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

O prazo médio para o pagamento das RPVs é de até 60 dias após a liberação do recurso pelo juiz. No entanto, o dinheiro pode ser liberado antes, conforme o processamento automático dos tribunais.

Após um tempo você receber a informação de que você ganhou o processo, os autos são remetidos ao INSS para que ele te pague os valores, ou seja, para que seja habilitado.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Possibilidade 1: Recorrer da parte procedente da sentença (Embargos de Declaração ou Recurso Ordinário). Recolher as custas e o depósito recursal. Possibilidade 2: Aguardar o trânsito em julgado e pagar a execução. Possibilidade 3: Fazer um acordo.

O pagamento dos valores atrasados do INSS irá depender da forma como o seu benefício foi concedido. Pode ser pela via administrativa, quando tudo se resolve no próprio INSS; ou através de uma ação na Justiça.

Até 30 dia

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Faça o login no site do Meu INSS, por meio da conta “gov.br”, para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício. Assim que entrar no sistema, digite o seguinte termo no campo de busca: “meus benefícios”.

Os juros de mora são limitados a aplicação de 1% ao mês. “O pagamento de juros de mora não afasta a obrigação do INSS de atualizar os valores gerados na concessão”, explica Paulo Bacelar, diretor do Instituto Brasileiro De Direito Previdenciário (IBDP).

Veja como consultar os atrasados do INSS
Os segurados atrasados do INSS podem consultar o pagamento da RPV ou do precatório na internet, pelos sites do Tribunal Regional Federal onde o processo ocorreu. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do CPF do segurado ou da OAB do advogado da causa.

O CFJ (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 1,37 bilhão para pagamento de valores atrasados de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nesta 3ª feira (21. mar. 2023).

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

O que acontece quando o INSS não cumpre ordem do juiz no processo? O INSS pode pagar uma multa se não cumprir a ordem do juiz. Assim, a multa pode ser paga até que a decisão seja cumprida e, em alguns casos, é possível alegar dano moral.

Após a assinatura da sentença, caso as partes já tenham tomando ciência, o processo é movimentado para a tarefa 'Aguardando prazo – ED'. Caso exista algum ato aguardando a ciência pelas partes, o processo ficará na tarefa 'Aguardando ciência' até que todas elas sejam consumadas.

48 horas

Especificamente sobre o prazo para advogado repassar dinheiro ao cliente, não há uma lei específica, mas, por respeito ao seu cliente, um prazo que eu particularmente considero justo é de até 48 horas úteis.

O Núcleo de Suporte Operacional ao PJe (Nusop) informa que alvará com assinatura, código de validação e QR Code pode ser impresso pela Consulta Processual (acesso com login e senha) no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O melhor caminho para conseguir o número do processo para realizar a consulta é entrando em contato com o advogado que deu encaminhamento do feito. Mas, se no seu caso, você entrou com o processo sem um advogado e não tem o número do processo, pode fazer a pesquisa com o número do seu CPF.

Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.

Resposta: No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Portanto, a fase de cumprimento de sentença só se inicia com o requerimento do credor, nesse requerimento deve se apresentar o cálculo da dívida que será matéria de impugnação pelo devedor.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS. E tudo isso com apenas alguns toques.

Na prática, isso quer dizer que o órgão está solicitando novos documentos e informações ao segurado. Quando isso acontece, o prazo fica suspenso até que o segurado cumpra a exigência ou que o prazo estipulado se encerre, o que leva cerca de 30 dias.