Quanto tempo demora para o estorno cair na conta da CAIXA?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Verifique em sua fatura se há um estorno ou crédito do valor referente a esta compra. O crédito pode ocorrer em até 15 dias após a data do cancelamento efetuado na loja.

No estorno de débito, o processo acontece assim: você pede o retorno do dinheiro ao lojista, e após análise e liberação do estorno, seu dinheiro é devolvido na sua conta corrente que está atrelada ao seu cartão de débito. Vale dizer que o prazo do estorno de débito pode acontecer em até 30 dias.

O crédito pode demorar até 15 dias após a data do cancelamento efetuado na loja.

Neste caso, quando a loja ou estabelecimento negam o estorno ou quando a devolução não ocorre dentro dos termos, o consumidor pode e deve buscar seus direitos! Desse modo, o consumidor precisa buscar uma unidade mais próxima do PROCON, para abrir uma reclamação contra o estabelecimento.

Por que o estorno demora tanto? O tempo de espera do estorno varia conforme a comunicação entre a operadora da máquina do cartão, a bandeira do cartão e a loja. Isso pode levar entre 24 horas até 15 dias.

Estorno toral: Os pedidos pagos por meio de débito em conta podem ser restituídos por até 6 dias úteis, através da conta corrente do titular da compra. Estorno parcial: Os pedidos pagos por meio de débito em conta podem ser restituídos por até 12 dias úteis, através da conta corrente do titular da compra.

A restituição dos valores também pode ser identificada como a descrição “estorno – compensação de valor” ou “estorno – crédito“, ao lado do valor estornado no extrato.

Estorno: é utilizado quando ocorre a duplicidade de um mesmo lançamento contábil ou por erro de lançamento da conta debitada ou da conta creditada. Complementação: é efetuada para corrigir o valor anteriormente registrado, aumentando-o ou reduzindo-o.

Para identificar se já consta o estorno de uma compra cancelada em seu cartão, você deverá se atentar se em alguma de suas faturas consta algum crédito com o mesmo nome do estabelecimento em que a compra foi aprovada.

Mas esse prazo pode ser maior, dependendo da empresa responsável pela máquina de cartão (algumas levam até 15 dias). E como o cartão tem data definida para fechamento da fatura, pode acontecer que o estorno referente a uma compra cancelada não entre no mesmo mês do cancelamento, mas somente uma ou duas faturas depois.

Basta digitar uma letra ou um número errado na chave e pronto, o dinheiro cai nas mãos erradas. Não é possível cancelar um Pix enviado por engano e o caminho mais fácil em situações como essa é negociar a devolução diretamente com quem recebeu o seu dinheiro.

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.

Quando os dados da conta de destino não são informados corretamente, o valor é automaticamente estornado para a conta de origem.

Normalmente acontece quando o cliente não recebeu a mercadoria, a mesma apresentou defeitos ou não houve a prestação do serviço por parte do estabelecimento. O estorno pode ser feito a partir do dia seguinte em que a compra é cancelada, por isso a compra feita e o valor devolvido vão aparecer na fatura do consumidor.

Para identificar se o estorno de uma compra cancelada em seu cartão já foi gerado, você precisa se atentar se em alguma das suas faturas consta crédito com o mesmo nome do estabelecimento em que a compra foi aprovada.

De forma objetiva, podemos resumir estorno como a devolução de um valor pago em algum produto ou serviço pelo consumidor. Prevista no Código de Defesa do Consumidor, essa prática é garantida por lei, com todo e qualquer cliente podendo solicitar o seu reembolso em até 7 dias da compra.

Para que não possa ser cobrado, o consumidor deve notificar a administradora do cartão pelo menos 10 dias antes do vencimento da fatura. Feito isso, a valor contestado não pode constar na fatura seguinte e fica garantido ao consumidor o direito de pagar a fatura descontado o valor questionado.

O estorno do seguro é a devolução do prémio do seguro que lhe é devolvido após o cancelamento do mesmo antes do tempo de fim do contrato. Assim, caso não haja cancelamento de um seguro, não há estorno do seguro.