Quanto tempo demora para o corpo se acostumar com o novo anticoncepcional?

Perguntado por: efrutuoso3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação. Mas na quarta cartela, ele já deve se normalizar.

A sensação desagradável de inchaço acontece porque o estrogênio também afeta a forma como o corpo metaboliza a água, influenciando a produção de certas proteínas nos rins. O resultado é que o corpo retém mais líquido do que o normal. E esse líquido penetra nas células de gordura, fazendo com que elas inchem.

Esses efeitos geralmente desaparecem em 2–3 meses, mas podem persistir. Nos Estados Unidos, cerca de 12,6% das mulheres de 15 a 49 anos tomam pílulas anticoncepcionais orais.

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

“A intervenção medicamentosa em casos de antibiótico, remédio para emagrecer, antidepressivo e ansiolítico diminui o efeito do anticoncepcional. Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar.

Bebidas, drogas e anticoncepcionais também podem ter efeitos indesejados. “O consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas também podem comprometer o desempenho da pílula. Mulheres que fazem uso frequente dessas substâncias devem ficar atentas”, alerta a médica.

Dores de cabeça e/ou náuseas
Como dito anteriormente, a pílula causa grandes alterações hormonais, por isso alguns sintomas pré-menstruais, como dores de cabeça, dor abdominal e náuseas, são comuns nas primeiras semanas de utilização.

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

"Os anticoncepcionais não engordam, eles podem reter líquido e as usuárias têm a percepção de aumento de peso, mas isso não se dá pelo acúmulo de gordura. Tanto os anticoncepcionais orais como os injetáveis são composições de baixas doses de hormônios e não engordam", explica Moraes.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Sim, a pílula pode interferir nos resultados do seu treino em casa. Um dos motivos, acabamos de falar acima: tomando anticoncepcional você ficará mais inchada. Assim, mesmo com toda dedicação aos treinos diários, as altas doses hormonais te darão a desconfortável sensação de que você só engorda.

3. O efeito do anticoncepcional é transitório. Algumas pacientes realmente têm uma sensibilidade maior aos hormônios e continuam com os seios inchados após esses três meses. No entanto, por se tratar de um efeito colateral, os médicos recomendam trocar o anticoncepcional nesses casos.

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco e é estimulado pelo estrogênio; portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ...

Álcool. O uso de álcool é uma importante interação dos anticoncepcionais. Em altas concentrações, esta droga pode alterar a farmacocinética dos anticoncepcionais, diminuindo assim sua eficácia.