Quanto tempo demora para o corpo se acostumar com jejum?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em "estado de jejum" até que se passem oito horas desde a nossa refeição mais recente. É o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

Reduza o consumo de alimentos e bebidas gradualmente por vários dias, ou mesmo semanas, antes do jejum. Do contrário, iniciar um jejum abruptamente será um choque para o seu corpo. Se seu corpo está acostumado ao reabastecimento regular, você pode ter dificuldade em manter os níveis de energia durante um jejum.

12 horas

Para o jejum começar a fazer efeito e a trazer benefícios, Polesso afirma que é preciso ficar mais de 12 horas sem comer. Ele costuma indicar o protocolo 16/8, no qual o paciente permanece 16 horas em jejum e faz todas as refeições no período de 8 horas, mas existem pessoas que ficam até 24 horas sem se alimentar.

Já pensou conseguir perder peso em apenas três dias? É a promessa das dietas de 72 horas, que levar as pessoas a perderem até dois quilos nesse período de tempo. Nesses dias, a pessoa pode seguir uma dieta de menos de mil calorias diárias e é essa restrição que trará perda de peso.

Ao atingir 12 horas de jejum, o fígado já não tem essa capacidade de produzir glicose. É aí que o corpo começa a queimar a gordura como fonte de energia. Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

No início do jejum, a glicose é obtida a partir do glicogênio (grande molécula armazenada como reserva de carboidratos), pela ação dos hormônios glucagon e epinefrina, sendo que esses estoques são esgotados entre 18 a 24 horas de jejum.

Jejum de 7 dias: Riscos e porque não é indicado
Se for por curtos períodos, o jejum pode ajudar a reiniciar o metabolismo, mas é preciso ter cuidado. Assim, a prática do jejum, seja intermitente ou jejum de 7 dias, precisa ser feita com acompanhamento especializado para que não tenha efeitos negativos na saúde.

Entre os perigos de quem faz por conta próprio ou sem orientação profissional é que essa atitude pode causar hipoglicemia, náuseas, tonturas, desmaios, alteração de produção alguns hormônios, deficiência de nutrientes, perda de massa muscular, queda de imunidade e insônia.

Posso comer ou beber durante o jejum? Durante o jejum intermitente é permitido beber somente água, café e chá de ervas sem açúcar ou adoçante. Caso contrário, pode haver aumento dos níveis de insulina no sangue, o que atrapalha o jejum. Veja dicas práticas de como fazer o jejum intermitente.

Chás, café e água não quebram o jejum calórico, ou seja, não possuem calorias. Já shots de limão, café ou chás com TCM ou C8 (ácido caprílico) não quebram o jejum metabólico, isto é, mantém o organismo em um estado de cetose produzindo corpos cetônicos como fonte energética.

Para a especialista, o jejum pode levar à perda de peso, mas graças à restrição calórica, e não por promover uma queima de gordura mais rápida. Embora algumas pessoas, principalmente as que têm dificuldade de contar calorias, possam se adaptar ao jejum intermitente, ele não deve ser indicado a qualquer um.

O que comer depois do jejum intermitente

  • Vitamina D: ovos, peixe, cogumelos, fígado, entre outros;
  • Zinco: frutos do mar, ostra, ovo, amendoim, sementes de abóbora, assim por diante;
  • Iodo: algas marinhas, nori, mexilhão, bacalhau, salmão, ovo, fígado, leite, etc;
  • Selênio: castanhas, sardinha.

Período do jejum
Uma pessoa magra e debilitada não pode passar um período longo sem comer; uma pessoa que exerce um trabalho braçal tem necessidade de se alimentar. Sendo assim, o jejum pode ser de 12 ou até 6 horas, a partir do café da manhã.

Quando buscamos a perda de peso, jejuns de 16h a 18h, de duas a três vezes na semana, auxiliam no processo de biogênese mitocondrial, de betaoxidação e de cetoadaptação. Pessoas com dificuldade em ganhar massa muscular ou que estão em um processo de hipertrofia não podem, por sua vez, ultrapassar 12h de jejum.

Se você realmente quer virar uma máquina de queimar gordura corporal, o jejum intermitente é a estratégia perfeita. Pesquisas comprovam quem o jejum intermitente - ciclo com período de ingestão e restrição de calorias - possui inúmeros benefícios para o seu corpo e cérebro.