Quanto tempo demora para o Clenil a fazer efeito?

Perguntado por: aalvim7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O efeito de Clenil® HFA aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar as inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite).

Clenil® A é indicado na prevenção e tratamento da:
Rinite vasomotora; Rinofaringites; Sinusites; Doenças inflamatórias e alérgicas das cavidades nasais e paranasais ou da faringe e na prevenção da recorrência de pólipos nasais após remoção cirúrgica.

O efeito de Clenil HFA aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar as inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite).

Pode ocorrer candidíase (sapinho) na boca e garganta de alguns pacientes. A incidência aumenta com doses maiores do que 400 mcg de dipropionato de beclometasona por dia. Pode-se reduzir ou prevenir essa reação realizando-se uma lavagem bucal com água após cada inalação.

A dose total diária deve ser dividida em tomadas de 12 em 12 horas (2 vezes ao dia) ou tomadas de 8 em 8 horas (3 vezes ao dia) ou ainda tomadas de 6 em 6 horas (4 vezes ao dia).

INSTRUÇÕES DE USO DO BOCAL
3- Agitar energicamente, sem apertar; 4- Fazer uma expiração completa e colocar o bocal entre os lábios bem fechados; 5- Inspirar demorada e profundamente, somente com a boca e simultaneamente apertar uma só vez.

O tempo de duração da nebulização depende do tipo de nebulizador. Em geral, todo o processo demora de 15 a 20 minutos ou até o líquido acabar. Esse procedimento pode ser feito pela manhã e antes de dormir.

Clenil® A contém como princípio ativo o dipropionato de beclometasona, um corticosteróide sintético para uso tópico que apresenta eficiente atividade antiinflamatória e antialérgica e que demonstrou ser particularmente ativo na prevenção e controle da asma brônquica, da rinite alérgica perene ou sazonal e da rinite ...

Pode ocorrer ardência, irritação, secura da mucosa do nariz e, raramente, sangramento nasal. Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): laringite e faringite. Estes eventos podem ser prevenidos pela lavagem da boca com água após o uso do medicamento.

Manter o produto em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e protegido da luz (deixar os flaconetes na embalagem original, dentro do envelope de alumínio que acompanha o medicamento). Guardar os flaconetes na posição vertical.

Alguns pacientes, quando usarem Clenil® HFA pela primeira vez, podem notar que o sabor é levemente diferente (alcóolico) em comparação à antiga formulação de Clenil® contendo CFC. Porém, esta diferença no sabor não traz nenhuma consequência em termos de segurança e eficácia da nova formulação.

Clenil® Compositum A é contraindicado para pacientes sensíveis a quaisquer dos princípios ativos (dipropionato de beclometasona e salbutamol) ou demais componentes da fórmula. O medicamento é contraindicado em infecções virais ativas ou inativas, e tuberculose pulmonar.

Já a nebulização feita somente com soro fisiológico ajuda a umidificar e limpar as vias aéreas, amenizando sintomas de algumas doenças como tosse, chiado ou sibilo no peito, congestão nasal, dificuldades respiratórias, entre outros.

O tratamento dura cerca de 15 a 30 minutos e apresenta uma ação rápida, em comparação com a ingestão de medicamentos via oral, por exemplo. Além disso, há menos efeitos colaterais.

Até o momento não foi constatado qualquer efeito grave pela utilização do medicamento Clenil HFA, de acordo com as doses aconselhadas. Como ocorre com qualquer medicamento à base de corticosteroide, podem ocorrer reações sistêmicas, especialmente quando altas doses são prescritas por período de tempo prolongado.