Quanto tempo demora para o cachorro se acostumar a ficar sozinho?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

O tempo que podemos deixar um cachorro sozinho em casa depende de sua idade e educação. Os cachorros jovens, a partir dos 5 meses podem ser educados pouco a pouco para passar um tempo sozinhos. De todos os modos, se você se pergunta se cachorro pode ficar sozinho o dia todo, a resposta é que não é indicado.

Muitos cães precisam de pelo menos três semanas na casa nova até começarem a relaxar, sendo que os mais sensíveis e delicados podem requerer uns bons três meses.

Quanto tempo demora para o cachorro se acostumar a ficar sozinho? O ideal é que, após a chegada ao lar, o cachorro tenha sempre companhia durante as primeiras 5 ou 7 semanas. É esse o período de aclimatação do animal no novo ambiente.

Algumas raças mais independentes
Vira-Latas, Lhasa Apso, Fox Paulistinha, Beagle, Pug, Buldogue, Jack Russell, Cocker Spaniel, Shih Tzu, Bichon Frise, Teckel e Schnauzer.

A música e os brinquedos
Tal como muitas pessoas ligam estes aparelhos para terem um barulho de fundo e "ter companhia", isso também ajuda os cachorros. Ouvir algo que não seja o silêncio pode ajudar a evitar a ansiedade por separação do cachorro porque serve de companhia e não se sentem tão sozinhos.

Um cão com ansiedade de separação manifesta angústia, comportamento destrutivo, faz sujeiras pela casa e late excessivamente. Alguns cães ficam apreensivos quando estão sozinhos e passam a maior parte do tempo assustados com cada ruído diferente que escutam.

Lei 9.605/98 — Quais as consequências para o abandono de animais? A pessoa que comete esse crime (independente se for cometido na forma literal ou por deixar o pet sozinho por longos períodos) pode ser processada e perder a guarda do pet.

Nada de chegar na casa nova e mudar ração, caminha, horário da alimentação, forma de dormir (se sozinho ou acompanhado), etc. Toda novidade pode ser lida com estranhamento pelo cão, deixando-o mais inseguro. É nesse momento que começam os latidos e choros.

Treinar o seu cão numa caixa de transporte ou canil também pode ser útil para prevenir a ansiedade de separação. Ensinar ao seu cão que a caixa ou canil são lugares seguros onde ele pode se refugiar quando estiver sozinho pode ajudar a mantê-lo calmo e impedir que ele destrua a casa!

Mudanças no comportamento
As mudanças de comportamento do cão dificilmente são notadas. Podemos dar o exemplo de um cão independente e dinâmico que começa a se isolar aos poucos. Esse é um forte indício de quando o cachorro fica doente de saudade.

Ofereça um dispenser com petiscos, recheado com comida ou alguma guloseimas. Recompense seu filhote quando ele se acalmar e brinca com você por perto. Então, o deixe sozinho alguns minutos, enquanto ele ainda está entretido com seu brinquedo. A partir daí, você irá aumentar gradualmente o tempo (uma hora ou mais).

Independente da raça – não, nem mesmo o shitzu –, deixar o filhote sozinho, ou mesmo um cão adulto, é prejudicial para a saúde e qualidade de vida do seu pet.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Labrador retriever

Labrador retriever
Em primeiro lugar está o labrador, a raça campeã entre os cachorros mais carinhosos.

Assim como seu irmão Bulldog Francês, o Bulldog Inglês também é considerado uma das raças de cachorro mais predisposta a doenças. Os motivos são bem parecidos com os do Bulldog Francês. O cachorro Bulldog Inglês também é braquicefálico e tem grande tendência a sofrer com problemas respiratórios e doenças oculares.

Se quando você deixa seu cachorro sozinho em casa ele chora, arranha portas, morde móveis e faz as necessidades em lugares errados, talvez seu pet tenha ansiedade de separação. Segundo a adestradora Rafaela Gonçalves, do FeRa Adestramento, essa é uma condição que afeta a maioria dos cães.

Para ajudar o seu cachorro a dormir a noite toda, o melhor a se fazer é deixar a cama do animalzinho o mais confortável quanto for possível. Assim como acontece com os humanos, os pets também adoram a ideia de ter um cantinho próprio, onde encontre o aconchego e conforto desejado.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.