Quanto tempo demora para o amoxicilina fazer efeito na infecção de garganta?

Perguntado por: dgentil . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

“Vários são os fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são o uso abusivo ou incorreto de antibióticos, alteração da microbiota local, infecções virais e baixa imunidade”, explica a médica.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Com isso, podemos entender que infecção é a doença ou conjunto de danos causados pela presença de um microrganismo invasor em nosso corpo. Já inflamação é o nome dado ao processo iniciado pelo sistema imunológico para combater qualquer corpo invasor, seja ele vivou ou não, e reparar os problemas causados por ele.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

A amidalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar.

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal. A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas.

Um primeiro sinal de que o remédio não está fazendo efeito é justamente a ausência de melhora ou mesmo uma piora nos sintomas. Medicamentos de uso prolongado ou contínuo podem, eventualmente, parar de fazer efeito.

Acontece que os antibióticos só matam bactérias! No caso dos vírus, temos poucos exemplos para os quais temos medicações que conseguem eliminá-los – contra o HIV e o vírus da hepatite, por exemplo. Ou seja, dar antibiótico demais, principalmente quando se trata de um quadro viral, não vai funcionar.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

Em geral um medicamento não prejudica o efeito do outro, porém, a união do antibiótico com o anti-inflamatório pode cair como uma verdadeira bomba no estômago, causando problemas gástricos e fortes dores estomacais.

A quantidade considerada “uso social” ou moderada: duas taças de vinho, duas latinhas de cerveja ou uma dose de bebida destilada. Essas quantidades não provocariam alteração no efeito da maioria dos antibióticos. Outra dica é distanciar o horário de consumo das duas substâncias.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Faringite Viral
A inflamação na faringe pode ser leve, mas sua evolução deve ser observada, pois pode se tornar grave, com o aparecimento de ulcerações no palato mole e nos pilares posteriores, com formação de placas de pus nos folículos linfóides. Dura em torno de cinco dias quando diagnosticada e tratada prontamente.

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. A inalação de substâncias tóxicas também podem causar irritação na garganta, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.