Quanto tempo demora para liberar a margem?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

5 dias

A liberação da margem consignável geralmente é feita de 3 a 5 dias úteis dependendo do tipo de operação que se deseja fazer. A única exceção que podemos destacar é em caso de haver portabilidade, pois nesse caso é preciso fazer a desaverbação do contrato anterior e em seguida, fazer um novo contrato.

A margem consignável pode demorar de três a cinco dias para ser liberada, contudo, as regras podem variar de acordo com a operação realizada e a instituição financeira.

Como consultar a margem consignável? A consulta pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS. Basta fazer login e, logo na página inicial, clicar em “Extrato de Empréstimo”. Este documento informará o valor da margem consignável disponível.

Na prática, a liberação da margem consiste em reorganizar as dívidas ativas, como através do pagamento integral ou renegociação, por exemplo, para então, disponibilizar uma parte desse percentual.

A margem consignável existe para evitar o endividamento excessivo, pois o restante da renda de quem obtém o empréstimo não será comprometida. Desta forma, se uma pessoa precisa de um novo empréstimo e está com esse limite já comprometido, ela precisa liberar uma parte desse limite para solicitar um novo crédito.

Além de saber quanto tempo demora para o INSS aprovar um empréstimo consignado, outra informação importante é que um dos principais motivos para o impedimento da liberação do empréstimo consignado é caracterizado pela falta da disponibilidade de margem consignável para usar em outra solicitação de empréstimo.

Como liberar margem consignável? É possível liberar a margem consignável quitando as parcelas, fazendo a portabilidade ou refinanciamento do contrato de empréstimo existente.

O novo contrato deverá passar pelo mesmo processo de averbação do consignado. O prazo da desaverbação, geralmente é de dois dias em média, mas pode variar em função de cada situação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que a mudança na Lei nº 14.509/2022, que passou a determinar reserva de 5% do limite da margem consignável para pagar exclusivamente despesas do cartão de benefícios, não prejudicará os servidores públicos que estão com a margem totalmente ...

O prazo final para as novas contratações de consignado, que era 31 de dezembro de 2020 na medida provisória, foi postergado para 31 de dezembro de 2021.

Onde cai o dinheiro do consignado? A quantia do empréstimo consignado cai na conta bancária informada pelo contratante na hora da contratação. No consignado para beneficiários do INSS, é comum que o dinheiro seja depositado na mesma conta em que o segurado recebe seu pagamento do benefício.

Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o consignado aprovado são margem indisponível ou margem negativa.

Para saber a margem total, basta multiplicar o valor líquido da renda por 40% ou 45% (beneficiários do INSS). Para saber a margem para empréstimos consignados, multiplique a renda por 35%. A margem para cartão de crédito consignado é o resultado da multiplicação da renda por 5%.

Na meutudo, todo o processo de análise até o depósito do valor solicitado ocorre em 1 dia útil, rápido e sem burocracia. Conheça mais sobre as etapas de liberação do crédito consignado acessando o conteúdo completo.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .