Quanto tempo demora para ficar com o cabelo grande?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O ritmo do crescimento capilar é de, em média, de 1cm a 1,5cm por mês mas pode variar de mulher para mulher dependendo de alguns fatores como genética, rotina de cuidados e alimentação. Para conseguir madeixas longas é preciso cuidar de todas as partes dos fios e não apenas do couro cabeludo.

Segundo a especialista, o crescimento médio de todo cabelo é cerca de 1 centímetro por mês. Por isso, se você quer os fios ultralongos, será preciso um pouquinho de paciência. "Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica.

1- Pentear o cabelo regularmente ou massagear o couro cabeludo

  1. 2- Tomar vitaminas e minerais para o cabelo crescer. ...
  2. 3- Comer mais alimentos ricos em proteínas. ...
  3. 4- Prender sempre o cabelo. ...
  4. 5- Usar corretamente o condicionador. ...
  5. 6- Evitar bonés. ...
  6. 7- Deixar de fumar. ...
  7. 8- Hidratar o cabelo 1 vez por semana.

Mas para isso é importante entender como é o ritmo de crescimento natural dos fios: a cada mês, as madeixas crescem, em média, de 0,5 a 1 centímetro, chegando ao total de 12 centímetros por ano. Portanto, é impossível que o cabelo cresça de forma perceptível em apenas 1 semana.

A melhor forma de acertar como acelerar o crescimento do cabelo é consumindo alimentos vitamínicos que o mantém saudável e hidratado! Além da aveia, banana e batata doce, inclua mamão, cenoura, pimenta, cereais integrais e oleaginosas na rotina alimentar. Sucesso garantido!

Ter alguns cuidados diários, como massagear o couro cabeludo, optar por uma alimentação rica em proteínas e vitaminas ou associar opções de tratamentos estéticos são excelentes formas de acelerar o crescimento do cabelo e, também, evitar a sua queda.

Raspar os fios não faz as madeixas nascerem diferentes
Já a sensação de crescimento mais rápido, é uma reação natural do organismo, que se esforça para voltar ao tamanho que tinha antes para "defender" o corpo do corte de cabelo, que ele entende como uma agressão externa.

Afinal, cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido? O crescimento do cabelo se dá pela multiplicação das células capilares nos bulbos do couro cabeludo. Como cortar os fios não interfere nessa região, aparar o cabelo não influencia no ritmo de crescimento.

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.

Segundo médicos e especialistas, o nosso cabelo cresce de 1 a 1,5 cm por mês. Portanto, é impossível fazer o comprimento aumentar dois centímetros em um dia. Mas para estimular um crescimento saudável existem dicas mais eficazes.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Como funciona o processo de crescimento de cabelo
Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano! Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos.

Produtos químicos e má alimentação atuam contra o crescimento do cabelo. Dra. Gabriella explica o que pode estar por trás do baixo desenvolvimento dos fios: “O fumo, o estresse, a deficiência nutricional, doenças crônicas e desordens hormonais podem atrapalhar o crescimento dos cabelos”.

biotina

A vitamina B, também chamada de biotina, é uma das principais vitaminas para crescer o cabelo. Ela ajuda na produção de glóbulos vermelhos responsáveis por levar oxigênio ao couro cabeludo e folículos pilosos, o que influencia no crescimento capilar e recebimento dos demais nutrientes.

[1] Veja abaixo 5 vitaminas que contribuem para o crescimento capilar.

  • Vitamina A. Com participação no processo de renovação celular, a vitamina A também é importante para a manutenção e desenvolvimento do tecido capilar. [ ...
  • Vitamina B7 (Biotina) ...
  • Vitamin C (ácido ascórbico) ...
  • Vitamina D. ...
  • Vitamina E.

Ao conhecer os alimentos que fazem mal para o cabelo, tente não vê-los como vilões, ok? É o consumo exagerado que faz mal. “Se consumidos em excesso, alimentos como açúcar, doces, sal, álcool e farinha são prejudiciais à saúde do cabelo”, explica a nutricionista Solange Hypólito.

Segundo a nutricionista Gillian McKeith, autora do livro A Bíblia da Alimentação - Guia de A a Z para uma Vida Mais Saudável (Editora Alegro), os alimentos que mais prejudicam a saúde do cabelo são os produtos com açúcar, massas, pão branco e o álcool.