Quanto tempo demora para ficar bom no Jiu Jitsu?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O tempo médio para sentir as diferenças é de 4 a 6 meses, mas depende e muito da determinação e da frequência de comparecimento às aulas.

Aprender Jiu Jitsu é um processo que requer no mínimo um pouco de dedicação e de comprometimento. O estudo do Jiu Jitsu e consequentemente o aprendizado aplicado dentro dos tatames, requer do aluno disposição física e mental, para começar receber os ensinamentos das artes marciais.

16 anos

Faixa Azul ou Faixa Roxa, o praticamente deve ter no mínimo 16 anos. Faixa Marrom, o atleta deve ter no mínimo 18 anos. Faixa Preta, só para os atletas com mais de 19 anos.

A compra do seu kimono de Jiu Jitsu será um investimento, por isso escolha um kimono de boa qualidade. Assim, você vai poder usá-lo por no mínimo 1 ano e meio.

48 anos

Faixa Vermelha
Dessa forma, somente após 48 anos de faixa preta, passando por todas as graduações anteriores o atleta estará apto a receber a graduação máxima do Jiu Jitsu.

7 anos

Então, respondendo a pergunta inicial de forma direta, se você é um praticante maior de 16 anos e seu professor seguir a risca as regras da federação, você deve levar no mínimo 7 anos para ser graduado a faixa preta.

Sim, pode-se treinar jiu jitsu todo dia. O recomendado é que se treine entre 2x a 3x na semana, alternando com outras atividades físicas. O treino alternado com musculação, já foi comprovado que aumenta o rendimento do atleta de Jiu Jitsu.

O treino de JiuJitsu deve ser feito com certa freqüência semanal para que todos os seus resultados sejam sentidos de maneira efetiva. Mas, é preciso sempre levar em conta as condições pessoais de cada praticante, para desempenhar uma rotina de treino que seja adequada de maneira singular.

É recomendado o início da prática do jiu-jitsu infantil aos cinco anos, podendo variar até sete.

Quinto motivo: se você sabe que necessita eliminar peso e seus últimos exames acusaram que você está com colesterol alto, pré – diabético e pressão alta, não faça Jiu-Jitsu, pois essa modalidade é um importante aliado à saúde, tornando-se uma boa ferramenta para controle e prevenção da obesidade.

Portanto, não há contraindicações para a prática do Jiu-Jitsu. Cada um com seu objetivo, mas todos em busca de crescimento e evolução pessoal.

Quando se começa praticar o Jiu JItsu, uma das coisas mais gratificantes é a troca de faixa, principalmente a primeira, que é da branca para a azul. Como mencionamos acima, no mínimo leva-se 2 anos para que aconteça essa troca, pois é preciso que o praticante tenha passado pelos piores erros.

Faixa preta

Faixa preta
Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes. Porém, vale destacar que esse é apenas mais um recomeço, visto que há diversos níveis dentro dessa graduação, desde o nível um (sho dan) até o nível 10 (ju dan).

Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.