Quanto tempo demora para fechar um dente extraído?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

O tempo médio para que o alvéolo se feche é de cerca de 3 meses. Em alguns casos, pode ser que o buraco não fique tampado totalmente e seja necessário colocar um enxerto na região.

Após o procedimento é preciso ter alguns cuidados com a alimentação e com a higiene para evitar inflamações. Em alguns casos, o ponto do dente do siso pode abrir ou inflamar, causando problemas ao paciente. Por isso, após a cirurgia algumas medidas precisam ser seguidas para a boa recuperação do paciente.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

2 a 3 dias : O inchaço da boca e bochechas deve melhorar; 7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.

Dicas para uma recuperação mais rápida após uma cirurgia oral

  1. Aplicar frio. ...
  2. Tomar medicação prescrita. ...
  3. Siga as orientações de alimentação. ...
  4. Higiene dentária extrema. ...
  5. Assistir a visitas pós-operativas.

Após a extração de um dente, é imprescindível repousar e evitar calor do sol e forno/fogão por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea no local operado e, consequentemente, acarretar problemas como sangramento e infecções.

Em muitos casos, na verdade, ao realizarmos o alinhamento dentário já podemos prosseguir com o fechamento do espaço deixado pelo dente perdido e assim eliminando a necessidade do implante. Em outras situações, em que o paciente já tem o implante e quer usar aparelho não há problema.

Muitas pessoas sonham com um sorriso bonito e alinhado, mas se perguntam se é possível colocar aparelho mesmo faltando dente. A resposta é: sim.

Inchaço: O inchaço pode ter ligação direta com a existência de pus ou não, e está relacionado a todo processo de infecção do local. Esse inchaço pode ser apenas em volta do local do dentre extraído, se estender pela gengiva e em casos mais intensos, acometer à bochecha ou toda a face.

O melhor anti-inflamatório após a extração do dente depende do tipo e gravidade da inflamação, bem como de outras condições médicas do paciente. Entre os remédios que geralmente são receitados estão: Ibuprofeno, Naproxeno, Acetaminofeno e Aspirina. Porém, a automedicação nunca é uma boa ideia!

Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.

As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Cicatrizes abertas, na maioria das vezes, fecham sozinhas, entretanto, sem um tratamento especializado elas podem levar muitos dias ou até mesmo meses para se fecharem por completo.

Dor na região do dente (sensação de latejamento); Inchaço na gengiva; Região com tonalidade avermelhada; Dificuldade em mastigar e abrir a boca.