Quanto tempo demora para fechar o furo do piercing no umbigo?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Qual o tempo de cicatrização de um piercing no umbigo? A perfuração do umbigo demora em média três meses para cicatrizar. Vai depender muito do organismo e dos cuidados da pessoa. Mas, no geral, esse é o tempo médio.

Geralmente, é necessário esperar de três a dose meses antes de poder trocar suas jóias originais. Para saber se o seu piercing está totalmente cicatrizado você pode movê-lo para cima e para baixo, se fizer isso com facilidade, é um bom sinal.

Um piercing totalmente cicatrizado não tem mais o aspecto avermelhado do piercing que foi feito a pouco tempo, também não há mais presença de dor e muito menos formação de casquinhas.

Por exemplo, você colocou piercing no umbigo e nasceu uma queloide ou precisou tirar a joia após uma inflamação, porém quer colocar o piercing novamente. É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não.

Não! Durante todo o período de cicatrização não recomendamos que tire a joia, ou faça a troca da peça, e também não é necessário, você pode higienizar o local com cuidado, e o auxílio de um cotonete.

Umedeça um chumaço de algodão ou um cotonete com o álcool e limpe um par de brincos com pinos mais finos, que vai ser usado para reabrir os furos. Não se esqueça de limpar uma superfície também e deixá-los lá para secar. Prefira brincos de prata ou outro material hipoalergênico para evitar uma reação alérgica.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade.

Após a cicatrização, você pode tirar o piercing e lavá-lo de tempos em tempos. Quem se arrepender de colocar o piercing, é só tirar o brinco que o furo fecha sozinho. Se a pessoa tiver alargadores na orelha, é feito um procedimento cirúrgico que se assemelha com o da orelha rasgada.

Furar o mesmo local em que surgiu uma queloide, mesmo após a melhora do problema, não é a melhor das ideias. O ideal é não recolocar o piercing no mesmo local, pois há chances que a queloide se forme novamente.

Todavia, qualquer região do corpo pode apresentar infecções graves. Isso inclui genitais, umbigo, sobrancelhas, mamilos, etc. Sempre que a barreira da pele for quebrada haverá risco de contaminação bacteriana.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Durante a gestação, os piercings podem ser mantidos, exceto os de umbigo. Isso porque há uma pressão local com o crescimento da barriga e, em alguns casos, o risco de formação de hérnia na região. Vale lembrar que qualquer procedimento invasivo (mesmo em menor grau), ainda que muito desejado, não é ideal nessa fase.

O modelo Surface é o tipo de piercing no umbigo que une os dois estilos, formando um desenho semelhante a um triângulo.