Quanto tempo demora para fechar a cartilagem da orelha?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Quanto tempo demora para fechar um furo na orelha? O tempo de cicatrização, assim como a dor de furar, costuma variar de pessoa para pessoa. Uma boa cicatrização de piercing na orelha e na cartilagem pode variar de 6 até 12 semanas se mantiver todos os cuidados.

Não tire a joia até que o furo tenha cicatrizado
O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.

Aplique uma pomada de hemorroida para acelerar a cicatrização. Por mais que faltem estudos para comprovarem a eficácia, muitas pessoas acreditam que espalhar um pouco da pomada sobre o buraco na orelha vai reduzir o tecido cicatricial e acelerar a cicatrização. Use os dedos ou um cotonete para a aplicação.

Como saber se o local já cicatrizou? Quando o piercing puder ser retirado sem nenhum esforço, sem sangue e sem secreções, é sinal de que o local já está cicatrizado.

A cartilagem cicatriza de forma gradual, sendo necessário pelo menos um ano de acompanhamento.

Quando retiramos a peça e a perfuração ainda não está cicatrizada, principalmente se for sem auxílio de um profissional, você pode machucar o local ao recolocar, causando inflamações e complicações na sua cicatrização.

Tem como tirar sim, utilizando o Laser de CO2 e tratamentos com pomadas.

Felizmente, a orelha de abano tem uma solução definitiva: trata-se da otoplastia, a cirurgia plástica corretora que pode ser feita em adultos e crianças e resolve de vez esse problema.

Furos na cartilagem aumentam o risco de pericondrite, infecção que provoca inchaço e muita dor e precisa ser tratada com antibióticos orais. Neste caso, pode ser também que o médico faça uma pequena incisão para drenar o pus e outros fluidos da área.

O período de cicatrização de uma perfuração na cartilagem é de dois a três meses, é um longo tempo. Para limpar, molhe um cotonete com água e sabão líquido e retire os resíduos da cicatrização. Gire a joia para que a solução limpe bem o buraco e evite que o piercing se cole à pele, algo que pode ferir.

Mas, não recomendamos esse procedimento. Ele é muito invasivo e em alguns lugares se tornou proibido esse procedimento em farmácias. Por isso, procure um estúdio de confiança para fazer o seu piercing na cartilagem.

Umedeça um chumaço de algodão ou um cotonete com o álcool e limpe um par de brincos com pinos mais finos, que vai ser usado para reabrir os furos. Não se esqueça de limpar uma superfície também e deixá-los lá para secar. Prefira brincos de prata ou outro material hipoalergênico para evitar uma reação alérgica.

Quanto tempo pode demorar um piercing a cicatrizar? O tempo de cicatrização depende do local onde foi feito o piercing, “o processo de cicatrização pode levar 2-6 semanas para um piercing no lóbulo.” Peça mais informações ao seu profissional de body piercing.

Misture ½ colher de chá de sal com uma xícara de água e faça uma compressa na área inflamada com um pedaço de algodão molhado na solução. Depois, seque o lóbulo dando batidinhas e trate com uma pomada antibiótica. Pergunte ao piercer que fez a perfuração quando você pode tirar a joia e fechar o furo.

Pode ter ocorrido a formação de um cisto, granuloma, cicatriz hipertrófica ou mesmo um quelóide. O ideal é procurar um médico para te avaliar.

A Anvisa proibiu o primeiro furo com pistola e em hospitais por conta das bactérias e tétano que as pistolas podem transmitir à criança”, explica. A farmacêutica conta que o furinho é feito na casa do bebê. O recomendado é que o procedimento seja feito em torno dos 15 dias de vida.

Contractubex. A Contractubex é uma pomada para queloide com textura de gel feita com substâncias altamente cicatrizantes e anti-inflamatórias que impedem não só a formação de saliências acima da cicatriz, mas estimulam a rápida cicatrização e suavizam a aparência da cicatrização.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

O piercing daith é uma perfuração realizada na cartilagem da orelha, acima do canal auditivo. Perfurar essa área pode levar mais tempo e um dos piercings mais dolorosos, por conta do difícil acesso que o profissional terá para colocar a agulha no lugar certo e também por perfurar uma cartilagem da orelha mais rígida.