Quanto tempo demora para fazer a primeira comunhão?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A primeira comunhão é dada entre os nove e os dez anos, com uma preparação prévia (a catequese) que costuma ser de dois ou três anos, uma vez por semana.

*A formação para receber o sacramento da Eucaristia tem duração de 2 anos, sendo 1 ano de Eucaristia I e 1 ano de Eucaristia II. **A crisma para jovens tem duração aproximada de 1 ano e meio, sendo 1 ano de formação e 6 meses de estágio pastoral.

Para se preparar para a Primeira Eucaristia, a criança cristã deve aprender e compreender alguns dos princípios da Igreja, tais como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os 7 Sacramentos.

14 anos

Tal como o Baptismo, de que é a consumação, a Confirmação é dada uma só vez. A idade mínima escolhida pela Conferência Episcopal Portuguesa para receber o Sacramento do Crisma (ou Confirmação) é: 14 anos.

O Padre não vai fazer perguntas sobre os mandamentos, nem sobre os sacramentos, nem sobre as leis da Igreja. A confissão não é um teste para saber se vocês podem comungar. Não é isso. Ela é um momento para avaliar, diante do ministro da Igreja, os caminhos que a gente vem seguindo, as escolhas que a gente vem fazendo.

A resposta é sim.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Para a Primeira Comunhão, não há a necessidade de ter padrinhos. Dentro dos Sacramentos da Iniciação Cristã, os padrinhos são necessários no Batismo e na Crisma, como aqueles que vão ajudar a criança a viver a fé e a dar testemunho de Jesus Cristo.

Para iniciar a primeira etapa da Iniciação Cristã I (preparação para a Primeira Eucaristia) em 2020, é necessário que a criança tenha completado 9 anos até 31/12/2019. O valor da inscrição é R$80,00, incluindo livro, álbum litúrgico, agenda e Bíblia. Qual é a documentação necessária para fazer a inscrição?

A catequese é dividida em 05 (cinco) etapas de iniciação, sendo 1ª etapa; 2ª etapa e 3ª etapa para a preparação da Primeira Eucaristia . 4ª Etapa e 5ª etapa para a preparação do sacramento do Crisma .

Podem participar adolescentes a partir de 14 anos de idade completos e adultos, conforme estabelecido pelo Diretório Diocesano dos Sacramentos. A preparação terá início no dia 14 de agosto de 2021, com duração de 1 ano.

Primeira Comunhão ou Eucaristia
A Primeira Comunhão é a celebração em que os católicos recebem pela primeira vez a eucaristia (a hóstia). A partir deste rito se começa a participar do momento da eucaristia nas missas.

Pelo batismo, somos incorporados a Jesus e à sua Igreja; na crisma, somos configurados à missão de Jesus pastor e evangelizador; na eucaristia, somos alimentados por Jesus, a fim de aprendermos com ele a doar nossa vida até pelo martírio, se preciso for.

A catequese é o período de contínuo e permanente aprendizado do mistério cristão. E chamamos de Evangelização Fundamental a etapa do processo catequético voltada para crianças de 8 a 13 anos.

Nesse sentido, o pároco destaca que o período de duração será entre 18 e 24 meses, e os encontros serão realizados quinzenalmente.

O Catecismo responde:
(CIC 1377). Ou seja, dura o tempo que dura o pão antes de ser assimilado pelo corpo. Segundo a ciência, este processo não demora muito, e alguns sacerdotes opinam que é conveniente uns 15 minutos de reflexão depois da comunhão. Então na próxima vez que comungar, não esqueça!

Dignai-Vos, Senhor, eu Vos suplico, conduzir-me, a mim pecador, a esse inefável festim onde, com o vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os vossos santos luz verdadeira, gozo pleno e alegria eterna, cúmulo de delícias e felicidade perfeita. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.”

Na missa de uma Primeira Comunhão, a homilia está totalmente dirigida à criança e à sua família. O sacerdote explica o conteúdo das leituras e o significado do sacramento que a criança está a ponto de receber, mas o fará em uma linguagem acessível para a criança. A criança deve escutá-la com atenção.

Por fim, respondendo ao questionamento inicial, comungar sem ter feito a Primeira Eucaristia não é pecado.