Quanto tempo demora para fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

4. O SUS dispõe de todas as etapas do tratamento cirúrgico da obesidade mórbida. 5. A fila para cirurgias da obesidade da Clínica Bariátrica/HFC está atualmente em torno de 18 a 24 meses.

Pacientes que pretendem recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a cirurgia bariátrica devem procurar o Posto de Saúde e ter esgotado as possibilidades de tratamento clínico da obesidade (com medicamentos e alterações comportamentais) e cumprir com os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde que incluem: ...

7 passos para a Cirurgia Bariátrica

  1. Início do tratamento. A primeira etapa para o tratamento é a avaliação clínica. ...
  2. Mudanças no estilo de vida. ...
  3. Atenção ao uso de cigarros e medicamentos controlados. ...
  4. Internação e alta hospitalar. ...
  5. Recuperação pós-cirurgia. ...
  6. Retorno às atividades. ...
  7. Acompanhamento a longo prazo.

É que existem muito poucos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) que fazem cirurgia bariátrica e esse é o grande problema. Nós temos uma fila de espera no SUS gigantesca”, complementa Salgado.

Os critérios para indicação são: indivíduos que apresentem IMC maior que 50 Kg/m²; indivíduos que apresentem IMC maior que 40 Kg/m², com ou sem comorbidades, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado na Atenção Básica e/ou na Atenção Ambulatorial Especializada, por no mínimo dois anos e que tenham ...

Dependência de álcool ou drogas ilícitas. Doenças psiquiátricas graves. Risco anestésico e cirúrgico classificado como ASA-IV (classificação ASA) Dificuldade de compreender riscos, benefícios, resultados esperados, alternativas de tratamento e mudanças do estilo de vida requeridas com a cirurgia bariátrica.

Atualmente, pode realizar a cirurgia bariátrica quem tem o IMC superior a 40 – o que configura uma obesidade mórbida. Nos casos de IMC acima de 30, são autorizados à cirurgia os pacientes que tenham doenças como diabetes, hipertensão, depressão, problemas cardiovasculares, apneia do sono, entre outras.

O primeiro passo é a avaliação feita por um médico – pode ser endocrinologista, por exemplo – que encaminha o paciente ao cirurgião. O cirurgião considera o grau de obesidade, o estado de saúde em geral, histórico familiar, doenças associadas e as tentativas de tratamentos anteriores com essa finalidade.

Como consultar

  1. Clique em Consultar.
  2. Informe o CPF e escolha uma forma para fazer o login: pode ser com telefone celular, e-mail, conta gov.br ou certificado digital.
  3. Depois disso, o PIÁ descomplica sua vida: não é preciso inserir outros dados para fazer a consulta, basta clicar em Consultar.

Ou seja, o paciente que realizou a cirurgia bariátrica pelo SUS tem direito à cirurgia para remoção de pele gratuitamente. A advogada esclarece que o direito à cirurgia para remoção de pele não é absoluto.

A cirurgia bariátrica minimamente invasiva é mais um procedimento cirúrgico realizado de forma menos agressiva ao corpo. Ao invés dos grandes cortes comuns nas cirurgias convencionais, a cirurgia minimamente invasiva é feita através de pequenas incisões, que variam de 3mm até 15mm.

Os 5 cuidados antes da cirurgia bariátrica que todo paciente deve adotar

  1. Visite o hospital onde a cirurgia será executada. Caso você não conheça o hospital onde será operado, faça uma visita prévia. ...
  2. Procure sanar todas as suas dúvidas. ...
  3. Cuide da sua alimentação. ...
  4. Cuide da sua mente assim como pretende cuidar do seu corpo.

Leve apenas essa troca de roupa, a roupa que for ao hospital deverá ser a mesma que usará ao ir embora, para evitar levar excesso de peso. Evite levar objetos de valor ou acessórios como colares, brincos, piercings ou correntes. Eles serão todos retirados antes de você ir ao centro cirúrgico, para sua segurança.

E, além disso, através do protocolo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV é necessário uma semana antes da cirurgia o paciente seguir uma dieta totalmente líquida para otimizar essa perda de peso, e em alguns casos diminuir a esteatose hepática ( gordura no fígado).