Quanto tempo demora para esfriar os pneus?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 30 de abril de 2023
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quatro horas

De acordo com a maioria dos fabricantes de pneus, para esfriar totalmente são necessárias cerca de quatro horas até ficar em temperatura ambiente. Caso você esteja muito longe de um posto e os pneus estão quentes, ao calibrar adicione 3 libras a mais do número usado regularmente para garantir a pressão correta.

Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar. Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta.

15 dias

Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

80ºC

Para usufruir do potencial máximo da durabilidade de um pneu, é necessário que a temperatura dos talões (medida na base dos mesmos) mantenha-se próxima de 80ºC. Acima desta temperatura inicia-se um processo de degradação térmica dos talões que reduz progressivamente a vida útil do pneu.

"Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso", explica o especialista. Como boa parte das picapes médias conta com traçãço traseira ou temporária, o destracionamento pode causar perda de controle facilmente.

O aquecimento resulta da qualidade das borrachas utilizadas e da estrutura do pneu. Com efeito, quando as borrachas sofrem deformações de natureza dinâmica absorvem, em cada ciclo de deformação, uma maior ou menor quantidade de energia. Esta energia armazenada transforma-se em calor e eleva a temperatura do pneu.

O código que eles mostram em seus perfis são as letras M+S ao lado de um desenho de uma montanha com um símbolo de um floco de neve em seu interior. Os profissionais os chamam de «alpinos». Estes pneus não são para todos os climas, na verdade, são especificamente recomendados para os meses de frio.

Antes de realizar a calibragem o condutor deve verificar se os pneus estão frios. Calibrar pneus quentes podem prejudicar a pressão colocada e até mesmo fazer com que eles esvaziem com mais facilidade.

Na hora de calibrar, os pneus devem estar frios!
No caso de precisar fazer a calibragem com os pneus já quentes, coloque cerca de 3-4 libras a mais para garantir a pressão necessária, pois os pneus quentes já estão com uma pressão interna circulando.

Para encontrar a informação que indica a calibragem, consulte o manual do carro. Com ele em mãos, encontre o capítulo que fala sobre os pneus e lá estará o número da calibragem. Caso você não tenha mais o manual do carro disponível, a informação pode ser encontrada em outros lugares do veículo.

O ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso. Isso porque, mantendo a calibragem correta em dia, você garante uma melhor manutenção dos pneus, além de evitar prejuízos, como o aumento no consumo de gasolina.

Pressão acima da ideal vai tornar 0 carro mais “duro”, menos confortável, forçar os componentes da suspensão e o que é pior: reduzir a durabilidade do próprio pneu.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.

colocar 40 libras mano isso aí mesmo.

42 psi

Dessa forma, se temos apenas o motorista e um passageiro, a pressão indicada para pneus de medida 205/55 r16 é de 42 psi.

A recomendação é não baixar a calibragem dos pneus na chuva, pois isso tende a manter os sulcos mais fechados, prejudicando a drenagem da água. Produtos para tirar a cera – Esqueça aquela ideia de passar produtos na banda dos pneus para tirar a cera, ou desgastar com lixa as laterais da banda.

Um pneu frio é aquele que não rodou nas últimas quatro horas e permanecerá neste estado se você não percorrer mais do que 3 quilômetros para chegar até o local da calibragem.

Pneu Tubeless (TL)
Uma das características marcantes são suas laterais lisas, vedação mais forte e melhor aderência a roda. Esses pneus são para uso com ou sem câmara de ar. O que realmente defini a utilização da câmara, é o modelo da moto.