Quanto tempo demora para engravidar tomando Clomid?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A maioria das pacientes que faz uso de Clomid® ovula após o primeiro ciclo de tratamento e três ciclos são suficientes para uma avaliação da eficácia da medicação. A continuidade do tratamento com Clomid® após três ciclos não é recomendável nas pacientes que não apresentarem ovulação.

O citrato de clomifeno1 é iniciado no 5º dia do ciclo ou seja, depois que a menstruação vier é necessário tomar 1 por dia. A ovulação pode acontecer até do 5º ao 15º dia após o término do tratamento com o medicamento. Uma dica excelente para quem está nesta aventura do indutor, é o teste de ovulação2.

Sendo assim, as mulheres em tratamento com clomifeno têm cerca de 10% de probabilidade de ficar grávidas de gêmeos e 0,5% de probabilidade de engravidar de trigêmeos. No entanto, os bebês não serão idênticos, por terem sido originados por óvulos diferentes.

Existe um aumento de probabilidade de gravidez ectópica (incluindo tubária e ovariana) em mulheres que engravidaram durante a terapia com o Clomid. Os sintomas visuais geralmente descritos como visão borrada ou pontos ou flashes (escotomas visuais) aumentam em incidência com o aumento da dose total.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Atualmente, os indutores de ovulação são considerados bastante eficientes: 70% das pacientes ovulam nos primeiros três meses de tratamento. Já as taxas de gravidez ficam entre 15 a 50%.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Qual o Tempo Normal? O normal para que um casal saudável possa engravidar sem nenhum tipo de ajuda médica é de 12 ciclos ou um ano. Tudo depende de quantos dias dura o seu ciclo1. Se for regulado em 28 a 30 dias, então o máximo de tempo para demorar a engravidar é de 1 ano.

Este medicamento ajuda o crescimento dos óvulos e com isso permite que eles sejam liberados do ovário para a fecundação. A ovulação ocorre geralmente de 6 a 12 dias após a administração de CLOMID.

Ingerir alimentos que ajudam na ovulação
Além de questões ligadas à produção de hormônio, alguns alimentos podem influenciar nessa liberação de dois óvulos por ciclo. É o caso de inhame e batata doce – não é à toa que mulheres tentando engravidar passam a tomar o famoso suco de inhame.

Tipos de indutor de ovulação

  • Via oral: são recomendados para casos mais simples e os principais medicamentos são Indux, Clomid e Serophene. ...
  • Via injetável: os principais nomes são Bravele, Menopur, Gonal-f e Elonva.

Não tome dois comprimidos ao mesmo tempo para compensar o comprimido esquecido. O esquecimento de uma dose pode comprometer o tratamento e o ciclo ovulatório. Avise seu médico o mais rápido possível para receber novas orientações.

Um bom exemplo de indutor natural é o inhame2. Como é extremamente rico em estrogênio, ele colabora e muito para que a mulher tenha mais folículos, mais muco cervical e também maior disposição para o sexo no período fértil. O inhame deve ser consumido assim que a mulher menstruar, por cerca de 7 dias.

O clomifeno2 para homens estimula a vesícula seminal e as glândulas prostáticas para a maior produção de sêmen por aumentar consideravelmente a testosterona. Ele age diretamente na glândula pituitária, que estimula secreções hormonais importantes no organismo.