Quanto tempo demora para desintoxicar o organismo do glúten?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

É um procedimento benéfico para os celíacos. Pois, enquanto os alimentos levam 18 horas para serem eliminados em um organismo saudável, ele pode demorar até 26 horas em quem sofre com esse distúrbio.

Quando consumido de maneira correta e equilibrada, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.

Não existe um remédio ou vacina, até o momento, que possibilite o consumo do glúten sem que haja consequências e reações ao organismo", explica o médico. Para um diagnóstico preciso, é preciso buscar ajuda médica e realizar exames, como de sangue e biópsia intestinal.

Após suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa leva vários meses (1 a 2 anos em média).

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

O importante é reduzir a quantidade do nutriente, retirando os carboidratos simples e os açucares e fazendo substituições saudáveis no cardápio. Mas a perda de peso acontece não porque cortou o glúten, e sim porque diminuiu o consumo de calorias na alimentação. O glúten, isoladamente, não é calórico.

Corpo fraqueja – assim que os hidratos de carbono são excluídos da alimentação, o cérebro perde a sua principal fonte de energia, o peso começa a cair e o 'stock' de glicogénio começa a diminuir. Resultado: fraqueza, cansaço, náusea, confusão mental, insónia, mau hálito, boca seca, etc.

Um dos principais sinais da intolerância ao glúten se apresenta na região intestinal. É comum que o paciente, após consumir alimentos ricos em glúten, comece a sentir desconfortos como excesso na produção de gases, barriga inchada, dor, prisão de ventre e até mesmo diarreia.

Por causa dessa sensibilidade, o glúten provoca uma inflamação na parede do intestino, dificultando a absorção de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Isso leva ao surgimento de sintomas como diarreia, constipação, cólica e inchaço abdominal.

Intolerância ao Glúten é chamada de Doença Celíaca!
A doença celíaca se caracteriza pela inflamação na camada interna do intestino (mucosa) desencadeada pelo contato com o glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio.

Observe os 7 principais sintomas da intolerância ao glúten.

  1. Distúrbios Gastrointestinais. Transtornos digestivos e intestinais podem ser ocasionados pela ingestão de glúten pela pessoa com doença celíaca. ...
  2. Desidratação. ...
  3. Fadiga. ...
  4. Dores de cabeça. ...
  5. Problemas na pele. ...
  6. Dores musculares e nas articulações. ...
  7. Distúrbios de comportamento.

A enzima PEP-AN – prolil endoprotease derivada de Aspergillus niger – quando tomada em forma de comprimido quando se consome alimentos com glúten, consegue evitar que uma quantidade substancial de glúten penetre no intestino delgado.

Grãos integrais que contêm glúten têm muitos nutrientes cruciais – incluindo vitaminas do complexo B, antioxidantes, ferro, selênio e magnésio”. De acordo como a especialista, “eles também têm fibras, o que é importante para uma boa digestão.

Quando o glúten é ingerido, desencadeia uma reação do intestino delgado que faz com que o sistema imunológico do celíaco ataque seus próprios tecidos saudáveis. Essa reação provoca uma inflamação no intestino que leva à má absorção ou até interrupção do processo de absorção de nutrientes.

O revestimento intestinal se inflama após a pessoa ingerir glúten. Os sintomas em adultos incluem diarreia, desnutrição e perda de peso. Os sintomas em crianças incluem distensão abdominal, fezes volumosas e excepcionalmente fétidas e atraso do crescimento.

Enquanto a doença celíaca provoca uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, a intolerância ao glúten não-celíaca é apenas uma sensibilidade à proteína. "A doença afeta o intestino delgado, causando um processo inflamatório e alterando a absorção de vários nutrientes.

O contato com o glúten desencadeia uma resposta sistêmica com produção de irradiadores inflamatórios que causariam, por exemplo, os sintomas das dores de cabeça”, explica o neurocirurgião.

Não temos evidências de que o leite seja inflamatório. Pelo contrário, estudos apontam que alguns componentes do leite teriam potencial anti-inflamatório. Entretanto, em algumas situações, ele pode exacerbar a produção de muco, como, por exemplo, em alguns tipos de acne.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  • Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  • Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  • Problemas digestivos. ...
  • Pele irritada. ...
  • Ganho de peso. ...
  • Dieta anti-inflamatória. ...
  • Exercício físico.